"Olimpíada dos Gordinhos" satiriza Jogos com provas bizarras e protesto

08/07/2012 18:50 - Brasil/Mundo
Por Redação

Sair rolando ladeira abaixo ou cuspir em uma tabela que mostra o índice de massa corporal ideal. Atividades que dificilmente poderiam ser categorizadas como esportes, mas que tiveram lugar em uma "Olimpíada" de Londres neste sábado, no Memorial Park, bairro de West Ham: as Fattylympics - ou, em uma tradução livre, "Olimpíada dos Gordinhos". Organizado por um grupo encabeçado por Charlotte Cooper, escritora e ativista inglesa em prol da homossexualidade e da obesidade, o evento reuniu cerca de 80 pessoas que passaram uma tarde no parque repleta de diversão e protestos contra os Jogos "oficiais" de Londres 2012.

Apesar do nome sugestivo, a participação nas Fattylympics não foi restrita a pessoas com excesso de peso: bastava se aproximar da multidão para ganhar uma faixa personalizada do evento, colocá-la na cabeça e começar a se mexer. A maratona dos participantes - pessoas das mais variadas idades e estilos - começou com uma animada sessão de aquecimento, liderada por uma das organizadoras; ela elevou a autoestima dos "atletas" com frases motivadoras, em tom irônico, e comandou as dancinhas e exercícios improvisados.

O clima de irreverência e bom-humor convivia também com um propósito mais sério: o de fomentar o protesto contra a realização da Olimpíada de 2012 em Londres. Em discursos e folhetos distribuídos durante as atividades, as responsáveis pelo evento destacaram que os Jogos têm o lucro como único objetivo, privilegiando os ricos e excluindo os pobres; além disso, invadem a privacidade e atrapalham o dia-a-dia dos cidadãos londrinos, despertam reações discriminatórias contra pessoas obesas e deixam um "legado de ganância e consumismo".

Um trecho de um convite a uma manifestação pública contra os Jogos de Londres reforçava a visão das idealizadoras do evento. "A Olimpíada foi sequestrada por uma elite arrogante de políticos de carreira e milionários. Eles gastaram 12 bilhões de libras (cerca de R$ 37,8 bilhões) do nosso dinheiro para transmitir a visão deles de um mundo neoliberal, comandado pelas corporações e pelos ricos", dizia o texto divulgado.

A revolta ficou evidente logo na cerimônia de abertura das Fattylympics: os participantes se voltaram na direção do Parque Olímpico e dispararam xingamentos e gestos obscenos, deixando até algumas partes íntimas à mostra. Depois, o ator Erkan Mustafa - que interpretou o menino obeso Roland Browning no seriado inglês Grange Hill, na década de 1980 - inaugurou o evento como "convidado de honra", e todos cantaram o hino composto por Charlotte.

Tochas Olímpicas que imitavam sorvetes com waffles gigantescas passaram pelo parque, e logo começaram as inusitadas provas. A primeira, "Rolling with Roland" (Rolando com o Roland), teve os participantes rolando ao lado de Mustafa em uma ladeira, e arrancou o maior número de risadas. Depois, vieram duas "competições" que despertaram menos atenção: uma coreografia livre com fitas de ginástica rítmica, e uma atividade onde as pessoas vestiam chapéus especiais e rodavam no mesmo lugar, aumentando a velocidade até ficarem tontas.

Entre uma prova e outra, sempre havia uma longa pausa para recuperar as energias e comer algum petisco no bar do clube local. A última atividade foi uma sessão de cusparadas em uma grande tabela de índice de massa corporal estirada no chão, que precisou ir para o lixo em estado bastante lamentável após a prova. A mensagem era clara, ecoada também pelos discursos de Charlotte e Mustafa: o orgulho do próprio corpo e a determinação em mudar o modo como a sociedade trata as minorias.

Sobrou até para o Brasil. Após a entrega de medalhas - objetos criados pelos próprios participantes com os mais diferentes materiais, a maioria recicláveis, e entregues a todos que compareceram ao Memorial Park - as organizadoras "lamentaram" pelo Rio de Janeiro, cidade que sucederá Londres como sede da Olimpíada, em 2016. E se depender da empolgação dos participantes, as Fattylympics podem ter uma segunda edição daqui a quatro anos.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..