Governo entrega casas e inaugura Posto de Saúde e UPA em Penedo

07/07/2012 06:01 - Interior
Por Redação

 

O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta sexta-feira (6), da entrega de 344 casas do residencial Cidade do Povo e das inaugurações de um novo Posto de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Penedo. Na solenidade de entrega das casas, o governador falou da importância da casa própria e ressaltou a parceria com o Governo Federal, que está proporcionando a construção de cerca de 50 mil casas em todo o Estado.
"A nossa casa é aquele teto sagrado onde nos recuperamos da correria diária. Eu sei a importância de ter o próprio teto, por isso temos feito essa parceria com o Governo Federal, para ajudar a todos aqueles alagoanos que não possuem uma casa não têm condições de adquirir uma. São 50 mil novas unidades em Alagoas. Só aqui em Penedo são quase 2 mil, mas já buscamos aumentar essa parceria, renovando e ampliando o Programa Minha Casa, Minha Vida no Estado. Eu quero que todo alagoano tenha a sua casa própria", afirmou.

Após a entrega simbólica das chaves a cinco proprietárias, o governador seguiu para as instalações do Novo Posto de Saúde do município e fez o descerramento da placa inaugural juntamente com as outras autoridades presentes. Em seguida, prefeitos da região, secretários estaduais e municipais, vereadores, demais autoridades e a sociedade penedense participaram da inauguração e foram convidadas pelo próprio governador a conhecer as dependências e instalações da mais nova UPA inaugurada em Alagoas.

De acordo com o governador, as UPAs são a porta de entrada para os atendimentos de urgência e emergência. "As UPAs são equipadas com o que existe de mais moderno para um atendimento de qualidade feito por profissionais especializados. Elas funcionam 24 horas por dia e estão preparadas para atender e direcionar os pacientes para o tratamento adequado, com eficiência e rapidez", explicou o governador. "As UPAs são feitas principalmente para as pessoas mais necessitadas, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, queremos levá-las para todas as regiões do Estado", disse.

O governador Teotonio Vilela salientou que o seu Governo tem trabalhado para mudar os indicadores de pobreza e dar mais qualidade de vida aos alagoanos. "As ações na saúde iniciam-se desde as obras de saneamento que temos feito pelo Estado. As pessoas costumam dizer que político não gosta de inaugurar obras de saneamento porque a tubulação fica embaixo da terra e não aparece. Pois foi com esse trabalho, juntamente com tantas outras ações que realizamos, como assistência às mães e gestantes, que conseguimos tirar Alagoas do primeiro lugar e hoje estamos em 11º nos índices de mortalidade infantil", afirmou Teotonio Vilela.

UPAs
As UPAs irão funcionar todos os dias da semana, durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional realizando acolhimento e classificação de risco. Com isso, os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada à unidade. As UPAs dispõem de leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de raios-x e eletrocardiograma.

O serviço deverá contribuir para diminuir as internações em hospitais porque amplia o serviço ofertado, fazendo com que apenas os casos graves sejam transferidos para centros de referência de média e alta complexidade, diminuindo a demanda de pacientes em unidades como o Hospital Geral do Estado (HGE).

As UPAs irão funcionar normalmente e serão mantidas com recursos das três esferas de Governo, sendo necessário um custeio que varia de R$ 400 a R$ 700 mil mensais. Além das UPAs de Viçosa e Penedo, o Governo pretende inaugurar as UPAs de Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, com as unidades já prontas e aguardando a sinalização dos respectivos prefeitos para que sejam equipadas e inauguradas. O Governo do Estado garante, por meio da Secretaria da Saúde, a cooperação técnica e financeira para que as unidades funcionem o mais breve possível.
Ações

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..