Emater firma adesão com ministério para ampliar o PAA em Alagoas

07/07/2012 04:45 - Maceió
Por Redação

A diretora-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater), Inês Pacheco, assinou esta semana, em Brasília, a adesão para ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea. A assinatura foi realizada junto com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (4).
De acordo com Inês Pacheco, a nova modalidade do PAA vai permitir que ele seja executado, até o final do ano, em 46 municípios de Alagoas. “Além da meta do convênio com a Seagri, teremos uma ampliação do programa. Ao todo, serão investidos recursos na ordem de R$ 6 milhões”, enfatizou a presidente da Emater.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o PAA Compra Direta Local beneficiou cerca de 500 agricultores familiares em 2011, que se tornaram fornecedores de alimentos ao programa. A ação faz parte das metas da secretaria no Programa Alagoas Tem Pressa e promove o acesso a mercado para os agricultores.

“A consequência disso é a geração de renda para as famílias, tendo em vista que a atividade é fortalecida. Com o PAA, tanto os recursos investidos quanto os alimentos ficam no próprio município e isso é bom para a economia local, pois o agricultor vai ter mais dinheiro no bolso, vai movimentar outros setores, o comércio, os serviços. Todo o município sai ganhando”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior. “Agora, trabalhamos em parceria com a Emater para o fortalecimento e a ampliação do programa, para que mais agricultores forneçam seus produtos”, afirmou o secretário.

“O programa consegue adquirir praticamente qualquer tipo de alimento – in natura ou processado – que seja produzido pelos agricultores familiares e repassa esses produtos para entidades assistenciais, que, dessa forma, garantem segurança alimentar e nutricional para milhares de famílias”, reforçou Marinho.

Além de beneficiar os agricultores, em 2011 cerca de 43 mil pessoas assistidas pelas entidades foram beneficiadas com os alimentos. “Por determinação do governador Teotonio Vilela, Seagri e Emater vão trabalhar cada vez mais próximas para dar mais autonomia e apoio às atividades da agricultura familiar”, ressaltou o secretário.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..