Atriz alagoana vai interpretar Maria Bonita no Teatro

07/07/2012 15:12 - Cultura
Por Redação
Image

Serra Talhada, interior de Pernambuco, se prepara para estrear o maior e melhor espetáculo ao ar livre do Sertão. Trata-se de O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO, escrito por Anildomá Willans de Souza e dirigido pelo renomado José Pimentel.

A vida de Lampião e sua fiel companheira Maria Bonita ganhou uma interpretação especial, desempenhada pelos atores Karl Marx e Roberta Aureliano. No espetáculo que estará em cartaz de 25 a 29 de JULHO em Serra Talhada, o mito de Lampião e a história de amor entre ele e Maria Bonita é retratada de maneira envolvente, mostrando um Lampião humanizado; ao mesmo tempo valente e temente, ácido e amável.

Para José Pimentel “Essa é à base do espetáculo... A encenação retrata os últimos momentos dos cangaceiros. Na construção do enredo, são mostradas cenas do passado marcantes na história do Rei do Cangaço, como suas desavenças com o seu primeiro inimigo Zé Saturnino e seu encontro com Padre Cícero para receber a patente de capitão do Exército Patriótico. Uma das cenas será no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, onde o presidente Getúlio Vargas determina o fim do cangaço. Várias outras cenas fazem o espectador mergulhar na história com uma arrojada trilha sonora, efeitos de luz e efeito especiais”.

Segundo o autor do texto, Anildomá Willans de Souza, o processo começou no ano de 1983, quando ele pensou na possibilidade de montar em espetáculo teatral abordando aspectos da vida de Lampião. “Em 1987, consegui escrever o texto O massacre de Angico – A morte de Lampião, com a finalidade de montar ao ar livre, talvez no Estádio de Futebol, ou em algum sítio nos arredores da cidade, ou mesmo na Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião. Em alguns momentos, tentei começar esse projeto, mas não tive fôlego de levar adiante. Até que conseguimos aprovar no Edital do PROCULTURA/MINC 2011.” A partir desse momento, teve início uma longa jornada. “Só que, pra dar a largada e seguir no rumo, era necessário um grande diretor, elenco e técnicos de primeira qualidade com uma equipe de produção arrojada. Foi aí que reunimos essa equipe, ou melhor, esse bando de cangaceiros da cultura e das artes cênicas”, completou.

Ainda de acordo com o autor, o texto fundamenta a história sem deixar de utilizar a criação poética, o imaginário popular e o folclore, sem querer redimir ou condenar Lampião, mas verificar seu lado humano, cruel e justiceiro, apaixonado e sedento para lutar, no limite da coragem, sem deixar de sentir medo. “É uma história de traição, amor e ódio”, disse. Já o diretor do espetáculo, José Pimentel, comentou sobre as preparações da peça. “O palco é de terra batida, ou seja, chão sertanejo, que fica a quatrocentos quilômetros do Recife. Tenho no elenco atores e atrizes que nunca trabalharam comigo. Fizemos diversas viagens cansativas e ensaios extenuantes. Foi um processo de muito suor e calor do Sertão pernambucano”, pontuou.

ALAGOANA SERÁ MARIA BONITA

A atriz alagoana Roberta Aureliano vai interpretar Maria Bonita. “A responsabilidade é imensa. Maria Bonita foi uma guerreira. Para composição do personagem tive que ler muita coisa sobre ela e descobri uma mulher forte, de voz ativa no bando e que de certa forma mandava em Lampião”, conta.

O ator pernambucano Karl Marx vai interpretar Lampião. “Dar vida a um personagem que existiu de verdade é um pouco diferente. Lampião é uma figura mítica, lendária, que representa muito para o nosso povo. Com outros personagens, ele ajudou a formar a identidade cultural do Nordeste”, avalia. Junto com Roberta Aureliano, Karl Marx será o protagonista de O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO. O espetáculo conta com uma produção arrojada: cenários em tamanho real, efeitos especiais e uma equipe técnica de ponta. Os cenários levam a assinatura do mago da cenografia pernambucana Octávio Catanho. Ao todo, o espetáculo conta com 60 atores, entre elenco principal e figurantes.

O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO estará em cartaz de 25 a 29 de julho, sempre às 20 horas, na Estação do Forró em Serra Talhada/PE. A entrada e gratuita.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..