Cada vez mais conectadas, as crianças aprendem sozinhas a mexer nos gadgets dos pais para encontrar novas formas de diversão. Nas férias de julho, smartphones e tablets podem entreter o público infantil durante as viagens ou nas brincadeiras em casa.

Uma pesquisa da Nielsen divulgada em fevereiro deste ano nos Estados Unidos revelou que sete em cada dez crianças menores de 12 anos, que têm um tablet em casa, usam o aparelho. Conforme o estudo, 77% dessas crianças utilizam o dispositivo para jogar games, enquanto 55% recorrem ao tablet como forma de entretenimento durante as viagens.

Sophie, de 2 anos e 8 meses, ainda comete erros ao falar, mas consegue abrir um aplicativo no iPad com muita tranquilidade. O tablet da Apple pertence ao pai, Igor Gonçalves, de 44 anos. Porém, a adoração pelo aparelho já levou Sophie a chamar o iPad de “meu computador”.

“Ela pega o tablet, desbloqueia a tela, clica no ícone do YouTube e procura os vídeos sozinha”, conta Gonçalves, que apenas mostrou a Sophie como abrir o site de vídeos do Google. “A gente brinca que ela nasceu com um chip. Não ensinamos nada e nem ficamos incentivando. Ela faz tudo sozinha”, diz.

Para Gonçalves, a facilidade com que Sophie usa o iPad mostra como o tablet se adequa a todos os públicos. “Ele é o futuro. Eu acredito que seu uso pode ser benéfico desde que, como pai, eu saiba controlar os tipos de aplicativos e o tempo que ela usa”. Se Gonçalves deixar, Sophie brinca no tablet durante uma hora ou até a bateria acabar.

Distração em viagens
Um iPad e um DVD portátil são itens básicos para as viagens com Enzo, de 2 anos 8 meses. “Já viajamos de avião para fora do país e o tablet é um alento, até mesmo em viagens de carro”, conta o pai, Fábio Nuno Gomes Martins, de 34 anos. “Colocamos o aparelho na frente do Enzo e ele esquece da vida”.