Nove dias após o lançamento do Programa Brasil Mais Seguro, a secretária nacional de Segurança Pública Regina Miki voltou a Alagoas. Acompanhada do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Defesa Social Dário César, a representante do Ministério da Justiça visitou a base comunitária da Polícia Militar, no bairro do Jacintinho, na tarde desta sexta-feira (06). Regina ainda recebeu dados do governo sobre ocorrências policiais desde o dia em que o Plano foi implantado no estado.
“As visitas agora serão constantes para que possamos avaliar os resultados. Não temos varinha mágica, mas estamos empenhados para diminuir a violência no estado”, colocou Regina.
Sobre a redução do número de homicídios em Maceió, Regina disse que o que deve ser comemorado são “as vidas de jovens que foram poupadas”. A secretária nacional de Segurança Pública reforçou também que ações nas áreas de saúde e educação precisam ser desenvolvidas como medida de prevenção. Regina anunciou ainda que mais 30 bases comunitárias serão instaladas no estado.
Teotonio Vilela Filho reforçou o que foi dito por Miki e afirmou que os números de homicídio tendem a diminuir à medida que as ações do Programa forem sendo desenvolvidas. “São ações integradas. Não vamos resolver o problema da violência da noite para o dia”, colocou.
Reforço e equipamento
O secretário Dário César e Regina Miki anunciaram a chegada de mais delegados e agentes da Força Judiciária e a aquisição de um equipamento para a perícia. Um cromatógrafo gasoso irá ajudar os peritos a identificar o tipo, a origem e quantidade de droga ingerido por vítimas de homicídio.
Até a próxima semana, chegam a Maceió 14 delegados e agentes, que ficam no estado por tempo indeterminado. As autoridades policiais irão ajudar na capacitação dos aprovados no próximo concurso da Polícia Civil.