Projeto Bombeiro Mirim é ampliado para o interior de Alagoas

03/07/2012 21:00 - Maceió
Por Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 02, a solenidade da aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim, no quartel do 7º Grupamento Bombeiro Militar, em Arapiraca e no quartel de 1º SGBM em Palmeira dos Índios. O evento também faz parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.

O Comandante Operacional de Bombeiros da região do Interior, coronel Josivaldo Feliciano, falou sobre o Projeto Bombeiro Mirim e parabenizou aos pais por confiarem no trabalho sério do Corpo de Bombeiros. “É com muita satisfação que agradeço aos pais a confiança depositada na nossa Corporação para exercer um trabalho social tão importante que é o nosso projeto”, disse.

Em seguida, o major Jammerson de Oliveira Lima, Comandante do 7º GBM, agradeceu seus comandados pelo trabalho sério e eficaz que vem sendo desenvolvido em Arapiraca. “Neste Dia Nacional dos Bombeiros eu só tenho a agradecer a esses militares abnegados que não medem esforços para exercer a profissão com muita honra”, declarou. Em seguida, o capitão Alielson fez a leitura de uma carta de homenagem a todos os bombeiros pelo dia 02 de julho, Dia Nacional dos Bombeiros. O evento ainda contou com uma apresentação dos bombeiros mirins comandados pelo cabo Ilson.

Em Palmeira dos Índios a solenidade contou com a participação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Luís Antônio Honorato da Silva que ressaltou o crescimento e organização do Projeto Bombeiro mirim. “É muito gratificante ver que este projeto está crescendo e que muitas crianças estão sendo contempladas com esta iniciativa engrandecedora”, disse.

O PROJETO

Uma das lutas antigas do CBMAL era a expansão de projetos sociais para o interior do Estado. Em Maceió, o Projeto Golfinho e o Bombeiro Mirim são referências nas escolas. A cidade de Palmeira dos Índios foi contemplada por ser um grande pólo de desenvolvimento no interior do Estado. E Arapiraca por ser um local estratégico e ser a cidade mais importante do interior, também foi escolhida para receber o Projeto Bombeiro Mirim. O apoio de empresários e da prefeitura municipal de Arapiraca e de Palmeira dos Índios, através da secretaria de educação foi fundamental para aquisição de materiais para as crianças.

Iniciado em 2009, o projeto agraciava 50 crianças de Maceió. Hoje são 350 na capital, 40 em Arapiraca e 30 em Palmeira dos Índios. O Corpo de Bombeiros, ciente dos problemas que afetam nossa população, buscou ações que pudessem minimizar as condições precárias que as pessoas mais carentes estão submetidas, tentando incluí-las socialmente e melhorando sua qualidade de vida, focando na educação das crianças.

Para participar do projeto, as crianças devem estar matriculadas na escola da rede pública e devem ter uma frequência escolar mínima de 80%. A família deve ter uma renda máxima de dois salários mínimos.

Para a tenente Graziele, Coordenadora do Bombeiro Mirim em Arapiraca, a interiorização do projeto é de grande importância porque vem num momento oportuno. “Buscamos diminuir os índices de criminalidade através de projetos como esse. A educação é um dos caminhos para melhorar nossa sociedade ”, disse.

O projeto já está consolidado em Maceió. Atualmente, crianças do Pontal da Barra, Jacintinho, Vergel do Lago, Conjunto Carminha, Conjunto Selma Bandeira e Clima Bom já são beneficiadas pelo Bombeiro Mirim.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..