Unidades do município voltam a distribuir preservativos femininos

02/07/2012 14:19 - Saúde
Por Redação

O Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já deu início à distribuição das 32.500 unidades iniciais de preservativos femininos – que voltaram a ser repassadas pelo Ministério de Saúde – para as unidades de saúde do município. Elespoderão ser retirados facilmente pelas usuárias. A chamada “camisinha” feminina é considerada como uma grande estratégia de prevenção das DST e do HIV (vírus da Aids) para a população feminina, em especial, nos últimos anos, quando esse público-alvo passou a registrar um grande aumento nos casos da doença.

“Segundo o ministério, o acesso ao preservativo feminino deve ser priorizado para as mulheres que têm ou convivem com quem já é portador de doenças sexualmente transmissíveis, profissionais do sexo, usuárias de drogas, mulheres privadas da liberdade e, principalmente, todas aquelas que têm parceiros que se negam a utilizar o preservativo masculino. Isso representa uma maior autonomia feminina, no que se refere a uma nova possibilidade de escolha para evitar uma DST, a Aids ou até mesmo uma gravidez indesejada”, ressalta a coordenadora do programa em Maceió, Sandra Gomes.

Ela comenta ainda que algumas mulheres relatam desconforto ao utilizar o preservativo feminino, mas lembra que, na maioria das vezes, isso se deve ao fato deste não ser usado adequadamente. Assim, deve-se ler atentamente o rótulo da embalagem e, para quem nunca fez uso do mesmo, indica-se que antes de utilizá-lo, experimente-o e treine seu uso, o que favorecerá uma utilização adequada durante a relação sexual. É importante saber também, que o preservativo feminino pode ser introduzido na vagina até oito horas antes da relação sexual.

Desde 1986, a capital alagoana registra um total de 2.576 casos de Aids, dos quais 1.794 são em homens e 732 são em mulheres. Até o momento, em 2012, são 61 casos novos, sendo 42 homens portadores da doença e 19 mulheres.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..