Durante a inauguração da Avenida Pierre Chalita, em Maceió na tarde desta quinta-feira (28), o senador Renan Calheiros (PMDB) classificou com desnecessário o parecer do Ibama que vetou a construção do estaleiro Eisa na cidade de Coruripe. Em entrevista à imprensa, Calheiros informou que o estado de Pernambuco obteve rapidamente a autorização para a construção de um estaleiro em uma área de maior impacto à natureza.
“Houve conduta diferenciada entre Alagoas e Pernambuco. O nosso estado precisava dessa obra para obter empregos e investimento”, colocou.
O peemedebista informou que toda bancada Federal alagoana está engajada em tentar resolver o impasse com o Ibama. “Não estamos de braços cruzados. Vamos nos empenhar para resolver esse problema”, colocou.
Sobre o plano de segurança que o governo de Alagoas lançou na última quarta-feira (27), o senador revelou que ouviu da presidente do Brasil, Dilma Rouseff (PT), a preocupação com os números da violência. “Antes da Rio + 20, encontrei com a presidente e ela manifestou interesse em resolver essa situação. Não dá mais para conviver com esse clima de violência”, lamentou o senador.
Ainda segundo Calheiros, com a realidade atual fica clara a necessidade do envolvimento direto do governo Federal na segurança pública regional. “É visível que muitos estados não têm condições de resolver sozinhos a problemática da violência. A parceria com o governo Federal é fundamental na construção de um modelo de sucesso. Estamos na torcida que o plano de segurança seja um modelo para todo Brasil”, frisou.
O senador apontou a impunidade como um dos fatores para o crescimento da violência em Alagoas. “Faltam policias, estrutura. Porém, o fator impunidade contribui diretamente para essa sensação de violência. O plano não pode ser passageiro, tem que ser, essencialmente, uma política de governo”, ponderou.
