A vida do PTN foi decidida - conforme informações de bastidores políticos - nos segundos finais do fechamento das alianças envolvendo os candidatos “palacianos”: o deputado federal Rui Palmeira (PSDB) e o também parlamentar Jefferson Morais (Democratas).

Do lado dos tucanos, a proposta foi feita diretamente a João Caldas (PSDB), que é pai do presidente estadual do PTN, João Henrique Caldas. Com a aliança e uma possível vitória de Palmeira (caso esta aconteça), Caldas (o pai!) pode se tornar deputado federal. Informações de bastidores.

Do outro lado, os cálculos para as proporcionais que podem levar o PTN a eleger pelo menos um vereador apontavam que a melhor aliança seria com o Democratas de Jefferson Morais e com o PSDC.

Ao que tudo indica, isto norteou o bater do martelo de João Henrique Caldas, que demonstrou personalidade na decisão. A situação era tão indefinida, antes do fechar da aliança com o Democratas, que o presidente municipal do PSDB, Marcos Fireman chegou a anunciar o PTN como aliado na composição com o PR e outros partidos.

Mas, agora, tudo definido como pode ser visto nas matérias do CadaMinuto.  

Estou no twtter: @lulavilar