Lixo e falta de asfalto dificultam uso de vielas na Grande SP

26/06/2012 19:57 - Brasil/Mundo
Por Redação

As vielas são uma solução muito usada para encurtar as distâncias nas periferias das cidades. Na maioria dos casos, esses atalhos são criados pela própria comunidade. Os Parceiros do SP em Osasco, na Grande São Paulo, e no M'Boi Mirim, Zona Sul da capital paulista, se uniram para mostrar a falta de conservação das vielas, um problema bastante comum na região metropolitana.

Esses atalhos acabam se transformando em importantes vias de acesso para circular pelos bairros. “Eu uso para trazer meu filho para a escola, para comprar pão, para ir ao posto de saúde e para pegar o ônibus para trabalhar”, diz a atendente de televendas Rosimary Marques.

Mas os moradores reclamam do péssimo estado de conservação da viela no M’Boi Mirim. “É muito difícil passar, principalmente em dias de chuva. Além disso, tem muito mau cheiro por causa do entulho jogado”, reclama dona de casa Cristiana Maria de Oliveira.

No Parque Europa, a viela que liga a Rua Virginia Torezin Forte à Rua Dinar encurta o caminho para chegar a uma escola da região. “Demora cerca de 40 minutos andando com criança no colo para chegar à escola. Pela viela demora cinco minutos”, diz a dona de casa Cristiana Maria de Oliveira.

Em Osasco, apenas a lâmpada de um dos 11 postes é acesa na Viela 4. As pessoas têm medo de passar pelo lugar por causa da escuridão. Além disso, a via sem pavimentação está suja e cheia de mato.

Não é apenas em Osasco ou na região do M’boi Mirim que as vielas estão precisando de melhorias. Devido à importância, elas deveriam ter um piso decente e uma boa iluminação.

A Prefeitura de Osasco disse que irá limpar a viela e reforçar o cascalho da passagem. O órgão informou ainda que está em contato com a Eletropaulo para melhorar a iluminação do local.

Segundo a Prefeitura da capital paulista, a viela do Parque Europa, no M'Boi Mirim, fica dentro de um terreno da Cohab, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação. A secretaria disse que só arrumará a via depois que "descontaminar o terreno", mas não ninguém soube informar qual tipo de contaminação tem no lugar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..