O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas recebeu, na quarta-feira, 20, jovens da Casa Dom Bosco, da Fundação João Paulo II, localizada no bairro da Santa Amélia. O objetivo foi realizar demonstrações de atividades militares do CBMAL para jovens reeducandos e ex-usuários de drogas.
A ação social foi realizada no Quartel do Comando Geral, no Trapiche da Barra, e contou com instruções e atividades físicas. A visita fez parte da comemoração do aniversário do Corpo de Bombeiros, que será no próximo dia 2 de julho.
O início das atividades foi marcado com uma palestra de abertura sobre a história do Corpo de Bombeiros. Em seguida uma atividade de educação física e disciplina militar. Logo após, os jovens receberam instruções de operacionalidade: conhecimentos básicos de combate a incêndio, de atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, salvamento em altura, terrestre e ambiental, viaturas de emergência, além de uma instrução de combate ao trote, um dos principais problemas que retarda e congestiona as linhas telefônicas disponibilizadas para emergência no 193. Assim, o Corpo de Bombeiros atua não só nos diversos tipos de salvamento, mas também na prevenção através de instruções proteção e educação.
Ao total, foram 45 jovens que tiveram um acompanhamento integral nas atividades realizadas pelos bombeiros.
A Irmã Nilda, responsável pelos jovens na casa Dom Bosco falou da importância de uma ação como essa. “Para os meninos da Casa Dom Bosco foi uma experiência inesquecível porque eles puderam aprender muita coisa que poderá ser usada diariamente por eles. Também servirá de exemplo para outros jovens que não puderam estar presentes hoje”.