A final contra o Corinthians certamente terá um sabor especial para a maior esperança de gols do Boca Juniors: Santiago Silva. Centroavante que chegou ao Parque São Jorge no início da última década com o apelido de "El Tanque", o uruguaio poderá ver a decisão das duas próximas quartas-feiras como uma oportunidade de revanche. Pelo menos é o que supõe o jornal argentino Olé.
"Silva quer revanche?", questiona o diário argentino. "Ele terá a chance de, na final da Libertadores, se desengasgar contra o Corinthians, onde jogou e sem nada de brilho", recordou.
Santiago Silva, vale lembrar, teve uma passagem relâmpago e apagada pelo Corinthians em 2002, quando tinha 21 anos. Ele participou de apenas cinco partidas (em nenhuma delas como titular) e não balançou as redes pelo Brasil em nenhuma ocasião.
Apenas muito tempo depois de sair do Corinthians é que o centroavante uruguaio se tornou conhecido no âmbito sul-americano. Contratado pelo Vélez Sarsfield em 2007, ele se fez notar dois anos depois quando esteve emprestado ao Banfield e foi artilheiro e campeão do Torneio Apertura do Campeonato Argentino.
Ele depois retornou ao Vélez, se firmou como titular e teve a chance de classificar a equipe de Liniers à final da Libertadores do ano passado. No entanto, escorregou na hora de cobrar um pênalti decisivo no encerramento da partida de volta da semifinal contra o Peñarol e mandou para fora a oportunidade de classificar os argentinos para a decisão de 2011 contra o Santos. Agora, Santiago Silva quer redenção.
"O que vem, agora, significa uma final de Libertadores. É uma chance de revanche pessoal. É certo que já se passaram dez anos, mas ninguém tira do uruguaio essa marca por ter ido mal no Corinthians. De fato, no Brasil, fazem distintas pesquisas na qual colocam o Tanque na vitrine: mas de maneira negativa. (Dizem) que foi o pior reforço estrangeiro, o que pior chegou ao clube em tantos anos...", escreveu o Olé.
De fato, Silva teve uma passagem muito pouco lembrada pelo Corinthians. Agora, 31 anos e temido no âmbito sul-americano, o atacante uruguaio é peça-chave do elenco do Boca Juniors - não à toa, foi o carrasco do Fluminense na partida de volta das quartas de final da Libertadores deste ano (anotou o gol do empate por 1 a 1 aos 45min do segundo tempo no Engenhão) e fez um dos gols da vitória argentina por 2 a 0 na ida da semi contra a Universidad de Chile.
Corinthians e Boca Juniors decidem o campeão da Libertadores nas próximas duas quartas-feiras. A primeira partida terá mando argentino na temida Bombonera, enquanto a volta será no Estádio do Pacaembu, em 4 de julho.