Publicação divulga os resultados do Produto Interno Bruto de Alagoas

21/06/2012 07:35 - Maceió
Por Redação

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) lançou nesta quarta-feira (20) a nova edição da publicação Contas Regionais do Estado de Alagoas, que divulga os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) alagoano, bem como a análise das informações desagregadas por segmentos e atividades econômicas. A publicação traz os números oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do PIB de todos os Estados do país entre os anos de 2004 e 2009.

Desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande e pelo IBGE, a publicação é baseada na metodologia nacional e traz gráficos de comparação com as demais Unidades da Federação. Nas Contas Regionais, o leitor pode ter acesso à análise geral do Produto Interno Bruto alagoano, além das análises setoriais da agropecuária e das áreas de indústria e serviços.

Além disso, a publicação conta com a composição do PIB, a preço de mercado corrente, sua variação real e ranking de crescimento real, dividido por regiões e Estados. O Produto Interno Bruto per capita de Alagoas e a participação das atividades econômicas no Valor Adicionado que resulta no PIB são outros pontos abordados na publicação.

“Esta é mais uma publicação do Governo de Alagoas que atende aos pesquisadores, acadêmicos, empresários e todos os interessados em obter mais conhecimento sobre nossa economia”, afirmou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes

PIB – Divulgado em 23 de novembro de 2011, o Produto Interno Bruto de Alagoas em 2009 atingiu o valor de R$ 21,235 bilhões, que corresponde a um crescimento real de 2,1%, ficando em décimo lugar no ranking brasileiro. Esse percentual é maior que o registrado pelo país, que teve um desempenho negativo de -0,3%, e pela Região Nordeste, que cresceu 1,0%.

Em sua formação setorial, o PIB de Alagoas do ano de 2009 aponta que o setor de serviços continua, seguindo a tendência nacional, liderando o crescimento que corresponde a 71,9% do total. O segmento Industrial aparece com 20,6% e a Agropecuária 7,5%. Os percentuais se referem ao chamado Valor Adicionado, descontando o imposto líquido.

Alagoas obteve um bom desempenho, ficando em quarto lugar entre os estados nordestinos, superado apenas pelo crescimento real registrado no Piauí, Sergipe e em Pernambuco. Em 2009, o PIB per capita alagoano foi de R$ 6.728,00.

A publicação referente às Contas Regionais está disponível através do site informacao.seplande.al.gov.br. No portal, o leitor poderá fazer o download da publicação na íntegra ou visualizar no modo page flip (efeito revista).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..