Representantes do Projeto Talentos do Brasil Rural estiveram presentes na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), localizada em Maragogi, para realização de um wokrshop voltado aos técnicos das Secretarias do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Turismo (Setur) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). O encontro, realizado no sábado (16), também reuniu representantes de órgãos municipais e agricultores familiares da região.
Durante o workshop, além da apresentação do diagnóstico da atual situação da Trilha do Visgueiro, houve a elaboração do plano de ação a ser implantado na região. O comitê gestor, responsável pela coordenação do plano de ação do Projeto, será formado por representantes da Seplande, Secretaria Municipal de Turismo, Coopeagro, Associação das Mulheres de Fibra e pelas empresas Costazul, Explorer Diving e Adventures.
Desenvolvido pelos Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário, o Projeto tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Atualmente, dois eixos o definem: o de produtos, a partir de alimentos, bebidas, utilitários e decorativos; e o de serviços, representado por roteiros turísticos.
Através de recursos disponibilizados pelo Projeto, a Trilha do Visgueiro, localizada no assentamento Água Fria, poderá ser revitalizada. A reserva ecológica da Mata Atlântica possui aproximadamente 8 km e, durante a caminhada, os visitantes têm a oportunidade de experimentar frutas cultivadas pelos assentados da região, conhecer cachoeiras de águas límpidas e também o Visgueiro – árvore de mais de cem metros de altura, que dá nome à trilha.