A 62ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro) foi lançada neste domingo (17), no Parque da Pecuária, em Maceió, com as presenças do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, do presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e de criadores dos animais que melhor representam Alagoas na exposição.
O lançamento da exposição, que só será realizada de 19 a 28 de outubro, foi marcado por um leilão de 400 animais de criadores alagoanos, entre bezerras e bezerros de corte, reprodutores e matrizes das raças nelore e gir leiteiro.
De acordo com o presidente da ACA, durante a Expoagro, em outubro, deverão ser movimentados cerca de R$ 7 milhões apenas com os leilões, que reúnem criadores e produtores rurais de todo o país. “Uma das melhores genéticas para gado de corte e de leite está em Alagoas. A Expoagro já se firmou como um dos maiores eventos de negócios do Nordeste. Este ano, teremos 80 criadores comercializado alguns dos melhores exemplares de seus rebanhos”, informou Domício Silva.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, que na ocasião representou o governador Teotonio Vilela, a Expoagro é uma vitrine para que o produtor alagoano possa mostrar o que há de melhor em genética, além de abrir mercado para a pecuária alagoana.
“Todos os anos o Governo do Estado é parceiro na realização da exposição, que valoriza e fortalece a agropecuária alagoana, uma das melhores do país. Como tem frisado o governador Teotonio Vilela, o desenvolvimento de Alagoas só se completa com a participação da agropecuária, tanto dos grandes produtores quanto da agricultura familiar. É por isso que apoiamos eventos dessa natureza e conduzimos programas de inclusão produtiva, agregação de valor à produção, difusão de tecnologia e abertura de mercado”, frisou o secretário.
A 62ª Expoagro é realizada pela ACA e pela Organização Arnon de Mello, com apoio do Governo do Estado, por meio da Seagri, do Sebrae Alagoas, da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.