RS: por unanimidade, PMDB confirma Melo para vice de Fortunati

16/06/2012 16:18 - Política
Por Redação

 

O PMDB de Porto Alegre confirmou neste sábado, em convenção partidária na Câmara municipal, o nome do vereador Sebastião Melo para compor a chapa majoritária como vice do atual prefeito, José Fortunati (PDT). A decisão referenda a pré-candidatura anunciada no início do mês em reunião da aliança no diretório do PDT, onde o vereador petebista Elói Guimarães garantiu "apoio incondicional" a Fortunati ao abrir mão de ser vice em favor de Melo.

A coligação foi aprovada por unamidade, recebendo todos os 93 votos da convenção, que durou quase 6 horas e reuniu mais de 2 mil militantes. O evento enfileirou discursos de lideranças como o senador Pedro Simon (PMDB); o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB); o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB); os presidentes municipais do PDT, deputado federal Vieira da Cunha, do PTB, vereador Elói Guimarães, e do PPS, deputado estadual Paulo Odone; o presidente estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro; e o tradicionalista Nico Fagundes.

Melo chegou a se licenciar da presidência municipal do PMDB até o final da convenção para "garantir a isonomia do processo de escolha interna", conforme justificou. O apoio do PMDB, que dispõe de amplo secretariado no governo atual, deve ajudar Fortunati a ostentar o maior tempo de TV da campanha eleitoral em Porto Alegre. O trunfo resulta de aliança que já conta com 10 partidos, em lista engrossada na última segunda-feira pelo PP, da senadora Ana Amélia Lemos, que se tornou pivô de um racha entre os progressistas ao pregar apoio à candidatura da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB).

A derrota dos quadros que bradavam a "oxigenação" do PP gaúcho uniu o partido a PDT, PMDB, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB e PRTB em uma aliança que ainda espera pela provável adesão do DEM, que ensaiava lançar pré-candidato a prefeito o vereador Paulo Borges.

Presente na convenção, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) manifestou apoio à chapa, falando "em nome" de Paulo Borges. O discurso encontrou sintonia na contagem de 11 partidos consagrada na fala dos demais líderes, embora o DEM ainda não tenha formalizado a decisão de participar da aliança. Em seu discurso, Melo chegou a dizer que "não está terminada a temporada das coligações".

O PSD deve confirmar nesta tarde a indicação do vereador Nelcir Tessaro como vice na chapa de Manuela, cargo que o PCdoB reservava para os progressistas. Além do recém-criado partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Manuela terá a seu lado PSC e PSB , que tenta emplacar Airto Ferronato (PSB) como vice.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..