No futuro, ir ao banco será uma experiência agradável

16/06/2012 08:00 - Economia
Por Redação

Tornar as agências bancárias ambientes mais agradáveis e menos sisudos é a proposta da Agência Conceito, projeto criado pelo arquiteto Daniel Kalil em parceria com a Cantarino Brasileiro e a Relatório Bancário. A agência é uma das atrações da Casa Cor São Paulo 2012. Não se trata apenas se um nova agência, mas de um novo conceito que pretende revolucionar o que se conhece na área de bancos até agora, agregando conforto, sustentabilidade e tecnologia de ponta. Desenvolvido em uma área de 75m², o projeto é aplicável a qualquer agência bancária, de qualquer tamanho.

 

Para transformar o ambiente frio de uma agência em um espaço intimista, Kalil cuidou de cada detalhe. Utilizou cores e móveis de design diferenciados, fornecidos pela Breton Actual. Como divisória de ambientes, foi colocada uma persiana de colmeia da Luss Decor, que permite integrar e isolar os ambientes quando necessário. Ao lado dos totens, um lindo pendente de cristal, da Artecristallo, se estende até o chão de granito preto, da Gramazon. O sistema de som, esquecido nas agências atuais, é dispersado pelo ambiente através de caixas especiais que propagam o som pelas placas do forro e paredes, deixando o espaço mais aconchegante.

 

A sustentabilidade é outro destaque do projeto. “Toda a iluminação foi feita com lâmpadas de LED. Utilizamos pastilhas pequenas de vidro e de inox, da Colormix, que permitem o reaproveitamento das sobras. Aplicamos todos os revestimentos em placas de gesso ou MDF, reaproveitando por completo os materiais utilizados em outros lugares. Para melhorar a qualidade do ar, inserimos uma parede verde que é totalmente automatizada. O sistema de irrigação automático diminui a necessidade de manutenção constante, permitindo que todos tenham verde em seus ambientes”, destaca o arquiteto.

 

Inovação é vista em toda parte

Logo na entrada, o credenciamento dos clientes é feito com tecnologia de reconhecimento facial, desenvolvido pela BSI — o que permite a identificação automática em outros ambientes da agência. Nos caixas eletrônicos, as divisórias transparentes da Diebold ficam opacas automaticamente, através de um sensor de presença, quando o cliente se aproxima — o que garante mais privacidade. A agência traz também um terminal da TecBan que reconhece o correntista por características únicas das artérias das mãos, por meio da tecnologia Palm Vein, da Fujitsu.

 

Além disso, um sistema de reconhecimento da assinatura em uma tela sensível ao toque e com mecanismos de identificação biométrica facilita a vida de quem deseja abrir uma conta corrente, além de evitar o uso de papel.

 

Sobre Daniel Kalil:

Daniel Kalil é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie. Pós-graduado em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade; em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pelo Mackenzie e pós-graduando em Gestão de Negócios em Serviços também pelo Mackenzie. Em seu currículo, Daniel acumula três vezes o prêmio Jovens Profissionais, o prêmio SP Cidade na categoria Melhor Gestão de Projeto, o prêmio Banco Contemporâneo na categoria Melhor Projeto em Sustentabilidade e o prêmio Roca Viva Barcelona, entre outros. Está a frente da Daniel Kalil Arquitetura há 7 anos, empresa na qual desenvolve projetos residenciais e comerciais de alto padrão.

 

Sobre a Cantarino Brasileiro:

A Cantarino Brasileiro transfere conhecimento entre o setor financeiro, fornecedores e clientes, através de edições, fóruns, treinamentos, seminários, newsletters, site, ações promocionais, entre outros projetos. Com a contribuição de uma equipe de colaboradores diretos e indiretos, além de parceiros estratégicos, a entidade fomenta temas como: crédito, cobrança, tecnologia, inclusão financeira, consumo popular, atualidades, sustentabilidade, diversidade, meios de pagamento, inclusão digital, microfinanças, microseguros, redes sociais e comportamento do consumidor.

 

Sobre a Relatório Bancário:

O mais tradicional evento do setor financeiro e bancário, o Prêmio Relatório Bancário, é idealizado pela Relatório Bancário e realizado em parceria com a Cantarino Brasileiro. O prêmio tem como principal objetivo promover e reconhecer as principais contribuições e práticas realizadas pelo setor financeiro e seus fornecedores, para o aprimoramento do sistema financeiro nacional. Nele, serão premiados os bancos e as personalidades que mais se destacaram no uso de novas tecnologias, após uma rigorosa avaliação de cases que é realizada por especialistas e formadores de opinião ligados ao setor financeiro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..