Cursos de culinária beneficiam moradoras da zona rural de São Sebastião

16/06/2012 08:29 - Interior
Por Redação
Image

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de São Sebastião, Movimento Minha Terra e Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI), vem transformado a vida de dezenas donas de casa que residem na zona rural do município. Cursos de culinária, ministrados nas próprias comunidades, estão dando a oportunidade para essas pessoas aprenderem técnicas sobre reaproveitamento alimentar e, principalmente, conquistarem uma renda complementar para a família.

Na última sexta-feira (15), vinte mulheres do povoado Curralinho receberam os certificados de conclusão do Curso de Laticínios, ministrado no período de 6 a 15 de junho pela culinarista baiana Edna Rodrigues Guimarães, uma das mais conceituadas profissionais da área em todo o Brasil e autora de quatro livros.

A solenidade de encerramento do curso aconteceu nas dependências da Associação Comunitária daquela comunidade. Além de receberem os certificados do curso, as alunas ofereceram aos convidados um cardápio bastante variado de opções, a exemplo de iogurtes, geléias, sorvetes, doces e queijos produzidos pelo grupo.

A matéria prima utilizada no preparo das guloseimas faz parte da produção local. “Leite, goiaba, maracujá, acerola, côco, graviola, manga, enfim, preferimos usar aquilo que faz parte do dia a dia das mulheres dessa região. Muitas vezes esses alimentos não são utilizados como deveriam ou até desperdiçados. O objetivo do curso é ensinar novas receitas sobre o aproveitamento de cada item”, frisou a culinarista Edna Guimarães.

Um dos objetivos do curso é criar oportunidades para a geração de emprego e renda entre as participantes. “Aprendi muito nesse curso. Hoje sei fazer pratos que nunca imaginei que um dia pudesse fazer. Pretendo criar meu negócio, fornecendo doces para aniversários e outras festas”, disse a aluna Maria Salete.

O prefeito Zé Pacheco, que também esteve presente na solenidade, agradeceu ao empenho de todos, principalmente da secretária municipal de Agricultura, Patrícia Lannes, pelo esforço em levar ações para os moradores da zona rural. “A partir de agora, muitas donas de casa terão a oportunidade de conquistarem sua independência financeira, complementando a renda familiar”, frisou.

A partir da próxima segunda-feira (18) será iniciado outro curso naquela comunidade. Desta vez o curso de Alternativa Alimentar, que ensina as donas de casa aproveitar partes de alimentos que geralmente vão para o lixo, a exemplo de cascas. Em julho será a vez da comunidade Tabuleiro de Dentro ser contemplada com o curso de Beneficiamento de Doces.

Na oportunidade, a SEAGRI foi representada pelo técnico extensionista, Tércio Monsores e pela assistente social Maynna Oliveira. O Movimento Minha Terra esteve representado pelo técnico agrícola José Carlos e pela assistente social Amusa Felisberto. Também estiveram presentes a primeira-dama, Arlete Pacheco, secretários e lideranças.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..