A eleição em Palmeira dos Índios vai mostrar uma "guerra" interessante dos marqueteiros. De um lado o Eduardo Lôbo, tucano que foi o primeiro secretário de comunicação por poucos dias do governo Teotonio Vilela no seu primeiro mandato; do outro, entra o jornalista Rui França, atual secretário tucano.
Lôbo vai tentar melhorar a situação do prefeito James Ribeiro, que tem feito de tudo para mudar sua performance, onde 40% do eleitorado palmeirense acha que ele não cumpriu o que prometeu na campanha, da qual se saiu vitorioso ganhando do agropecuarista Petrucio Barbosa (PTB).
Rui França, contratado pelo grupo de Oposição, é a esperança de mostrar o palmeirense uma nova imagem do candidato de Oposição, que será escolhido. França foi a sensação em 2010 quando elevou o candidato Benedito de Lira de 1% na preferência do eleitorado para a condição do senador mais bem votado da historia de Alagoas.
A ida de França tem deixado James Ribeiro muito assustado. Ele teria vindo a Maceió conversar com o governador Teotonio Vilela na tentativa de impedir a participação do seu secretário contra ele. Mas França tá disposto a continuar na disputa, já que reunido com o grupo de Oposição mostrou ampla chance de vencer a parada.
Sem a entrada do agropecuarista Petróleo Barbosa, o páreo deve ficar entre James Ribeiro e a empresária de comunicação Patrícia Sampaio, que tem avançado demais nas pesquisas, embora o tucano ainda esteja na frente.
As últimas pesquisas indicam que 40% dos eleitores de Palmeira dos Índios ainda não decidiram o caminho que vão seguir no processo sucessório, numa demonstração de que o candidato de Oposição bem trabalhado pelo marqueteiro Rui França pode avançar muito e sair vitorioso na eleição.
Em relação aos vereadores, as pesquisas mostram um fato já de público conhecido: Targino seria o mais votado, vindo a seguir o novato Julio Cezar e em terceiro a vereadora Martha Gaia. Outra posição boa é do tucano França Junior, que fica no quinto lugar.
Outro novato bem situado é o ex-secretário de Agricultura do prefeito Albérico Cordeiro, o zeotecnista Fabiano Cavalcante, que se encontra bem votado na zona rural, fruto ainda do seu bom trabalho quando passou pela secretaria. Tudo vai depender das coligações.
A surpresa, é que entre os quinze mais bem votados, não aparece o presidente da Câmara de Vereadores, tucano Geraldo, que tem o apoio da família Gaia.
No entanto, o quadro ainda poderá mudar muito nesses quatro meses antes da eleição.
acesse>twitter>@Bsoutomaior