São Paulo abre ciclo de encontros de pequenos negócios para a Copa

07/06/2012 06:39 - Brasil/Mundo
Por Redação

São Paulo abre ciclo de encontros de pequenos negócios para a Copa

 

Mais de 100 empresas participaram de sessão de negócios com nove empresas âncoras. Bancos esclarecem dúvidas sobre financiamentos para pequenos empreendimentos

 

O 2º Encontro Sebrae 2014 de Negócios reuniu na tarde da última terça-feira (5) mais de 100 empresários dos setores da construção civil, madeira e móveis e tecnologia da informação e comunicação com o objetivo de disseminar conhecimento, oferecer serviços, estimular intercâmbio de experiências e abrir horizontes comerciais em torno do maior evento da Copa do Mundo FIFA 2014.

O evento em São Paulo abre o segundo ciclo do programa Sebrae 2014, que pretende ajudar micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais a buscar oportunidades de negócios geradas pela competição. Até novembro deste ano, serão 14 encontros, um em cada cidade-sede da Copa e três em São Paulo.

Nesta terça-feira, um talk show reuniu seis instituições financeiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Agência de Fomento Paulista e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com intermediação da jornalista Mara Luquet, comentarista da rádio CBN e do Jornal da Globo.

Os bancos esclareceram dúvidas sobre financiamentos para compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e investimentos. A jornalista Mara Luquet considerou o talk show importante para a orientação dos empresários. “A força da economia do país está nas MPE e há desconhecimento sobre linhas de crédito que possam atender de forma adequada essas pessoas”.

A outra atividade foi uma sessão de negócios entre demandantes e ofertantes, em que 105 empresários interagiram com nove empresas âncoras, (IBM, Localweb, Dicico, Nec, Positivo, Alphamax Engenharia, B&B Engenharia, Compuware e SCM Group) e também representantes dos bancos.

Oportunidade

Para o empreendedor Denis Silveira, a sessão de negócios foi uma oportunidade para conversar com outros empresários e divulgar o seu trabalho. “O meu objetivo era ver o que as empresas estão desenvolvendo em tecnologia da informação e no que estão pensando em relação à Copa”. Silveira possui uma empresa que desenvolve empreendimentos iniciantes.

O gerente de negócios da Compuware, Paulo Duque, disse que a expectativa das empresas estrangeiras em relação ao Brasil é muito grande. “Este tipo de sessão gera relacionamento, que vira energia e multiplicação de investimentos. Por isso, é muito importante que o Sebrae continue promovendo esses encontros”, disse. A ideia de Duque é corroborada pelo gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. Para ele, o caráter pedagógico das sessões de negócios incentiva as pequenas empresas a investirem no relacionamento. “É a partir deste networking que os empresários poderão conhecer as demandas do mercado”.

No final do encontro, foi realizado o Espaço de Networking. Nele, os empresários puderam aumentar e aprofundar interesses comuns e trocar experiências com outros empreendedores, gestores do Sebrae 2014 e parceiros do programa. Segundo o coordenador dos encontros, Rafael Castro, no primeiro ciclo o Sebrae estimulou a mobilização e a sensibilização das MPE para a Copa. Foram contactadas sete mil empresas. Já o segundo ciclo tem o objetivo prático de aproximar demandantes e ofertantes, além de oferecer orientação financeira por meio dos bancos.

O segundo ciclo do programa, segundo o coordenador do Sebrae 2014, Dival Schmidt, levará a Matriz de Competitividade para cerca de seis mil empresas. Trata-se de um diagnóstico que mensura a situação das MPE participantes antes de depois da Copa.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..