Programa Alagoas Tem Pressa define execução de ações até 2014

07/06/2012 05:39 - Política
Por Redação

O governador Teotonio Vilela Filho esteve reunido com o secretariado estadual nesta quarta-feira (6), em Maceió, para o monitoramento estratégico do Programa Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). O objetivo do encontro foi demonstrar as atualizações realizadas no programa.

A agenda de trabalho incluiu a apresentação dos resultados da repactuação da carteira de projetos estruturantes, realizada no mês de maio, a discussão de forma ampla sobre a execução das ações inseridas nestes e uma avaliação do sistema de monitoramento e controle de metas.

A secretária adjunta de Modernização e Controle de Metas da Seplande, Poliana Santana, foi a responsável por iniciar as atividades elencadas para o dia de trabalho com a análise dos resultados gerados pela repactuação dos 25 projetos estruturantes inseridos no programa.

Para que fosse possível realizar as avaliações de cada um, foram necessárias reuniões preparatórias com os respectivos gerentes de projetos e a equipe de monitoramento do Alagoas Tem Pressa.

Dessa maneira, foi possível realizar 12 reuniões de avaliação, com os secretários de Estado e o governador, sobre o andamento das metas e os prazos de entrega de produtos da carteira de projetos estruturantes. O principal objetivo conseguiu ser alcançado, que era a antecipação das entregas dos produtos identificados como essenciais aos anseios e necessidades da sociedade.

Ficou observado que o número de ações a serem entregues até 2014 passou de 463 para 626, após o detalhamento e reprogramação mensal dos projetos, antecipando dessa forma o resultado final de 98 produtos.

“O realinhamento das metas e prazos para a geração de resultados eficientes do programa foi necessário e realizado com êxito em nossos projetos estruturantes. A partir de agora vamos executar todas as ações programadas para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.

A equipe da Seplande, coordenada por Márcia Camêllo, responsável por negociar com as instituições financeiras a captação de recursos em prol da viabilização das ações programadas, expôs a maneira como os projetos devem ser balizados, ressaltando a importância das secretarias estaduais trabalharem de forma coesa para que se garanta a finalização positiva do pleito defendido pelo Estado frente a estas instituições.

“É preciso que as secretarias estaduais trabalhem em conjunto para que consigamos assegurar os recursos que estamos buscando. É por isso que o governador reúne mensalmente o secretariado e estamos trabalhando diuturnamente para alinharmos todas as ações”, disse o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e coordenador do Programa Alagoas Tem Pressa, Luiz Otavio Gomes.

Técnicos da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) apresentaram a campanha que será veiculada em todo Estado sobre o Cadastro Único, visando informar a população sobre os documentos e os programas sociais que este irá englobar.

Dentre estes, o Bolsa Família, a Carteira do Idoso, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Cesta Nutricional para Gestantes, o Programa de Cisternas e outros. Ou seja, o indivíduo precisará apenas formalizar seu registro no Cadastro Único para candidatar-se a diversos programas sociais.

Para o próximo trimestre está programada a entrega de produtos inerentes ao Alagoas Tem Pressa, entre eles estão: a central de atendimento JÁ no município de Arapiraca e o Sistema de Gestão da Perícia Médica, pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp); seis unidades de Atenção Primária à Saúde nos municípios de Passo de Camaragibe, Paripueira, Coruripe, Penedo, Rio Largo e Tanque D’Arca, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); 100 escolas de Ensino Médio reformadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (See); a entrega do Plano de Desenvolvimento Integrado do Polo Costa dos Corais e Polo Lagoas e Mares do Sul, elaborados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Já a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) irá inaugurar 19 empreendimentos residenciais nos municípios de Coruripe, Capela, Atalaia, Rio Largo, Paulo Jacinto, Cajueiro, Murici, Penedo, Viçosa e Maceió. Além da rodovia AL-101 Sul com o trecho do Trevo do Polo/Francês duplicado, da rodovia AL-101 Sul, com o trecho do Francês/Barra de São Miguel duplicado; e a Flamenguinha, com o trecho 1 (km 0 ao km 16).

Também está prevista a implantação do novo Portal do Governo do Estado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); a implantação do Centro Administrativo do Polo Multifabril José Aprígio Vilela, o lançamento do projeto Empreendedor Universitário Inovador e a implantação do Núcleo de Monitoramento de compras aos Micro e Pequenos Negócios, pela Seplande.

Ao final do encontro, foi apresentado pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário César, o piloto do Plano Nacional de Segurança, que será implantado nos próximos dias no Estado em parceria com o Governo Federal.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..