O senador Agripino Maia (Democratas/RN) falou sobre o atual momento do Democratas em todo o país, durante sua passagem em Alagoas para participar de um evento do partido. De acordo com ele, apesar da recente crise vivenciada com o episódio “Demóstenes Torres” e “Carlinhos Cachoeira”, a agremiação - que esteve no olho do furacão - terá um período de crescimento no Brasil, com chances de ocupar espaços importantes em 2012.
“Entre estes espaços está justamente a Prefeitura Municipal de Maceió. Temos um candidato com chances de vitória, que é o deputado Jefferson Morais, e que veio do povo”, colocou o senador. Agripino Maia destaca que o Democratas se prepara para importantes candidaturas, com o objetivo de eleger prefeitos em capitais do país - como Salvador com Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto - e em cidades importantes como Vila Velha. “Temos o ponteiro em muitas regiões”, afirmou, referindo-se as pesquisas eleitorais.
Agripino Maia acredita que o crescimento do Democratas em 2012 cria uma importante plataforma para 2014. Em conversa com o senador, questionei se o episódio Demóstenes Torres não atrapalharia o partido, em função do ataque a imagem da sigla. Ele respondeu: “O Demóstenes não respinga no Democratas. Respingaria se o partido não tivesse feito nada. Mas fez. Diante dos indícios de envolvimento com casos de corrupção por parte de seus membros, o que faz o Democratas? Ele expulsa. Ele dá resposta à sociedade. É diferente do PT que abriga acusados de corrupção, os mensaleiros, dentre outros casos”.
Para Agripino, “o Democratas é exemplo a ser seguido”. “Todos os partidos deveriam fazer isto, ao observarem membros envolvidos em casos onde há fortes indícios. Portanto, o Demóstenes não respinga. O partido vai crescer muito neste ano e não temos dúvida disto. O Democratas vai ser maior do que é com candidaturas importantes em Salvador, Macapá, Aracajú, Maceió, Recife. Em Maceió, podemos fazer o prefeito que é pessoa do povo”, disse ainda.
Ainda sobre Demóstenes Torres, colocou: “soubemos cortar na carne. Somos o único partido que não convive com irregularidades, diferente do PT, por exemplo”.Em relação ao Estado de Alagoas, Agripino Maia disse se disse confiante com a perspectiva de crescimento. “Nossa base são fatos reais. Estamos fortalecendo o partido e a candidatura em Maceió irradia ideias para o interior do Estado”.
Questionei Agripino Maia se esta conjuntura de crescimento que ele enxerga seria um primeiro passo para fortalecer o Democratas para 2014, fazendo com que este tivesse musculatura para uma candidatura à presidência da República, abandonando o papel de vice dos tucanos; como ocorreu nas últimas eleições.
Agripino Maia assim me respondeu: “vamos estar fortalecidos em 2014 sem sombra de dúvidas, mas para discutir um projeto de ideias. Para levarmos boas ideias ao poder. Agora, ainda é muito cedo para falar de candidatura à presidência da República. Ainda é cedo, inclusive, para saber se o Democratas vai ter candidato para a sucessão presidencial”.
Estou no twitter: @lulavilar
