O passeio ciclístico 2012, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), conseguiu reunir cerca de duas mil pessoas no domingo (03). A saída aconteceu nas margens da laguna Mundaú, no Dique Estrada, por volta das 09h, quando a chuva deu uma trégua. Crianças, jovens e adultos dos mais diferentes bairros, e até de municípios vizinhos, deram um colorido especial ao percurso até a Ponta Verde.
Esse ano a largada aconteceu em um local diferente para que “fosse dado continuidade ao destaque que demos ao Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba nesse Mês do Meio Ambiente. As pessoas atenderam nosso chamado e conseguimos reunir ainda mais ciclistas que no ano passado”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA. Ele lembrou ainda que o evento faz parte do calendário anual da instituição e da agenda de muitas pessoas que tem na bicicleta uma atividade de lazer ou um meio de transporte.
Segundo estimativa da equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que acompanhou todo o percurso, havia aproximadamente 02 mil ciclistas. O número exato de participantes deverá ser conhecido nos próximos dias, quando for concluída a reunião e contagem dos canhotos de inscrição. Apoiaram ainda o Comando de Polícia da Capital (CPC), Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), mas não foram registrados incidentes sérios.
Cada participante para se inscrever doou um quilo de alimento não perecível que será doado. “Essa é uma das principais atividades durante o Mês do Meio Ambiente com a capacidade de reunir grande quantidade de pessoas. Incentivando a participação estamos também incentivando mais cuidados com o meio ambiente”, disse Ferando Veras, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA.
Na concentração, parecia que a chuva ia atrapalhar o Passeio. Entretanto, aos poucos chegaram famílias, grupos de amigos, crianças de projetos sociais e grupos organizados de ciclistas – como os Ciclistas de Maceió, e o tempo ajudou. Eles seguiram o percurso de 12,8km, até a Praça Gogó da Ema, antigo Alagoinhas, na Ponta Verde, onde foram sorteados diversos prêmios e entre eles 11 bicicletas. “Esse é um dia festivo pro IMA e de incentivo à participação de todos, complementou Adriano Augusto.