A Comissão Especial de Investigação (CEI) da Violência - que investigará a causa de crimes entre jovens, em especial os homicídios - finalmente apresentou um cronograma de atividades que devem ser iniciadas - conforme o presidente da CEI, vereador Ricardo Barbosa (PT) - na próxima semana.

O primeiro passo - segundo Barbosa - será a realização de quatro audiências públicas. A tentativa é de fazer uma por semana. A primeira deve ouvir profissionais de segurança. Na sequência, as sessões vão ouvir intelectuais que estudam a área, familiares de vítimas, e por fim, os gestores estaduais, municipais e federais que atuam no combate à violência em Maceió.

A CEI da Violência - vale frisar! - começa com mais de um mês de atraso. Motivo: os vereadores esperavam a assinatura de um contrato com o advogado militante dos Direitos Humanos, Pedro Montenegro. Ele será consultor da CEI e - para isto - a Câmara Municipal de Maceió vai desembolsar - valor confirmado pelo presidente Galba Novaes (PRB) - R$ 20 mil.

O valor é pelo acompanhamento de toda a Comissão Especial de Investigação. Ricardo Barbosa acredita que - apesar do atraso para o início das atividades - será possível entregar um dossiê completo sobre a violência na capital alagoana dentro do prazo, apresentando perspectivas de ação para os responsáveis no combate à criminalidade. Aguardemos. Afinal, há um fator que tem atrasado absolutamente tudo no parlamento-mirim: o ano eleitoral.

“Sei que os vereadores candidatos à reeleição possui seus compromissos, mas não vão esquecer das atividades legislativas”, destacou o petista. Ricardo Barbosa ainda salientou a importância da consultoria de Pedro Montenegro. De acordo com ele, será possível - com a presença de Montenegro - nacionalizar a CEI, buscando apoio no Ministério da Justiça, por exemplo.

O vereador vê a consultoria como algo tão necessário, que segurou a CEI até agora. Evitou iniciar sem o contrato assinado com Pedro Montenegro. Quanto às audiências públicas, Ricardo Barbosa acredita que a primeira será feita já na próxima semana, mas evitou falar em data ainda. Esperemos!
 

Estou no twitter: @lulavilar