A Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ)* organiza anualmente o Seminário de Jurimetria, Direito e Estatística. É a primeira associação que organiza evento no Brasil voltado exclusivamente para discussões de pesquisa empírica em Direito. Os objetivos dos eventos são reunir especialistas e interessados em pesquisa jurídica empírica, colaborar para o intercâmbio de experiências entre os participantes e contribuir para o conhecimento e a disseminação da Jurimetria. O Seminário organizado pela ABJ reúne participantes da academia, do mercado e do governo oriundos de diversos estados brasileiros e do exterior, além de ter caráter interdisciplinar, com participantes formados em Direito, Administração, Economia, Estatística, Ciência da Computação, Sociologia e diversas outras disciplinas.
No dia 21 de junho, a ABJ realizará a segunda edição do Seminário de Jurimeria, na Associação dos Advogados de São Paulo - AASP (Rua Alvares Penteado, 151 – Centro, São Paulo - SP), a partir das 9 horas. O evento será aberto pela palestra do Professor Doutor Michael Heise, uma das maiores autoridades em pesquisa empírica no Direito dos EUA.
As mesas de discussão apresentam temas ligados às questões mais relevantes do Direito, como administração dos tribunais, sistema carcerário, regulação de mercado de capitais e reformas legislativas, dentre outros. Os trabalhos apresentados abordam pesquisas empíricas inéditas ou discussões metodológicas sobre as aplicações da pesquisa empírica em Direito. Neste ano, os temas abordados serão “Jurimetria, processo civil e arbitragem”, “ Jurimetria e Direito Empresarial”, “Jurimetria, Direito Penal e Penitenciário” e “Jurimetria e administração da Justiça”.
O evento é coordenado por um comitê composto por representantes da ABJ, do Instituto Victor Nunes Leal, do IME USP e da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), do Instituto de Direito Societário Aplicado (IDSA) e da FGV-RJ. Além dessas instituições, a ABJ conta com o apoio especial da Fundação Carlos Chagas. A parceria tem o objetivo comum a ambas associações de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da educação científica no Brasil.
SEMINÁRIO SOBRE JURIMETRIA
Coordenação - Dr. Marcelo Guedes Nunes
Data/Horário – 21 de junho de 2012, a partir das 9h (horário de Brasília/DF)
Carga Horária - 7h
Local – Associação dos Advogados de São Paulo – AASP (Rua Alvares Penteado, 151 – Centro, São Paulo - SP).
Informações e inscrições: www.abjur.org.br/eventos.php
Programa
9h – Abertura - Prof. Dr. Michael Heise.
10h15 - Jurimetria, processo civil e arbitragem.
11h30 - Jurimetria e Direito Empresarial.
12h45 – Intervalo para almoço.
14h30 - Jurimetria, Direito Penal e Penitenciário.
15h45 - Coffee-break.
16h15 - Jurimetria e administração da Justiça.
17h30 – Encerramento.
Promoção
Associação dos Advogados de São Paulo - AASP
Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
Fundação Getulio Vargas - FGV
Instituto de Matemática e Estatística da USP - IME-USP
Instituto Victor Nunes Leal
Sociedade Brasileira de Direito Público
Apoio
Fundação Carlos Chagas – FCC
* A Associação Brasileira de Jurimetria é uma entidade sem fins lucrativos formada por pesquisadores do direito e da matemática, que tem por objetivo investigar e incentivar a aplicação da estatística e da probabilidade no estudo do direito e de suas instituições. A ABJ tem três missões principais. A primeira é reunir e incentivar pesquisadores com preocupação em investigar e descrever os processos de decisão em que são criadas as normas individuais e concretas. A segunda é disciplinar a jurimetria como um ramo do conhecimento jurídico, definindo suas premissas, seus fundamentos, seus conceitos e relações essenciais. A terceira é colaborar com entidades públicas e privadas no esforço estratégico de aperfeiçoar os mecanismos de prestação jurisdicional através da elaboração de leis e da administração dos tribunais. O advogado Marcelo Guedes Nunes é o presidente da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre e doutor em Direito Comercial pela mesma Universidade. É, também, associado-fundador do Instituto de Direito Societário Aplicado (IDSA).