Proporcional ao número de vendas, os assaltos a carros continuam crescendo de forma assustadora em todo o Brasil. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados, o modelo Gol continua sendo o carro mais vendido e também o alvo predileto dos ladrões em dez estados brasileiros.
Em Maceió, a situação não é tão diferente assim. De acordo com dados apuados pelo CadaMinuto, todos os dias aproximadamente cinco carros são roubados. Na última semana, cinco veículos foram roubados dentro de estacionamentos oferecidos para os clientes. Segundo o assessor jurídico do Procon, Cézar Caldas, se o estabelecimento oferecer estacionamento, ele é responsável pelo dano.
“Mesmo em estabelecimentos que possuem uma placa indicando que não se responsabilizar por qualquer dano no veículo, essa placa é nula. Se houver qualquer dano, o cliente deve procurar o Procon e prestar queixa. Muitas vezes é colocada a placa justamente para induzir o cliente da legalidade, o que é errado”, Caldas.
Ele explica ainda que qualquer estabelecimento privado, ele deve arcar com qualquer dano. “A partir do momento que o comerciante abre um estacionamento, seja ele pago ou não, está no código de defesa do consumidor que ele tem a obrigação de ressarcir o cliente”, disse o assessor jurídico.
O Gol é o carro roubado pelos ladrões justamente por ele ser o mais vendido, pela enorme quantidade de carros desse modelo em circulação nas ruas. “O Gol é o carro que está há mais tempo à venda e com isso, criou-se um mercado de peças roubadas para os ladrões”, afirmou o gerente de uma loja de venda de carros.
Além de alimentar o mercado de peças roubadas, os criminosos utilizam os carros provenientes de assaltos para cometer delitos futuros, no caso, mais assaltos.
Seguros de carros
De acordo com a gerente de vendas de seguros de carros Michelle Barbosa, o seguro do Gol é mais caro justamente pelo índice de assaltos. “Como o Gol é mais propício a roubo, o seguro dele é mais caro por conta disso. Hoje o seguro de um Gol zero custa em média R$1700”, afirmou a gerente, destacando ainda que o valor varia de acordo com o bairro que o segurado mora. “Hoje o bairro da Ponta Verde está como o local que mais tem carros assaltados”, afirmou.
Ranking dos mais roubados
Segundo o levantamento, o modelo Gol segue na primeira posição, com 10.705 veículos roubados. Em seguida, aparecem o Uno (5.042) e o Palio (3.957). Foram registrados mais de 215 mil casos de roubo e furto de veículos no Brasil em 2011.
O Gol é tão visado que o número de carros roubados ou furtados é mais que o dobro do Uno, segundo carro da lista. Alguns carros antigos aparecem na lista, como o Fusca e o Monza, que possuem um mercado de peças roubadas atraente para os ladrões.
O ranking dos mais roubados do trimestre ficou assim:
1° Volkswagen Gol
2° Fiat Uno
3° Fiat Palio
4° Chevrolet Corsa
5° Chevrolet Celta
6° Ford Fiesta
7° Chevrolet Monza
8° Volkswagen Fusca
9° Volkswagen Parati
10° Volkswagen Fox