A Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) começou a desocupar a área onde estão os barracos da Favela de Jaraguá, cujos moradores foram transferidos para a Vila dos Pescadores. Apenas ficarão no local as casas das 38 famílias que continuam se recusando a sair da favela.

O secretário Nilton Nascimento informou que está sendo feito um levantamento para saber, com precisão, quantos barracos foram construídos recentemente. Para isso, os funcionários estão ouvindo a vizinhança para colher depoimentos que possam servir de testemunho. “Esse trabalho deve ser feito de forma paulatina para que todas as informações sejam colhidas corretamente”.

Paralelamente, a Secretaria de Habitação aguarda resposta do Ministério Público Federal (MPF) para saber quando poderá ser feita a reintegração de posse da área ocupada indevidamente. Nilton Nascimento explicou que já encaminhou pedido à Procuradoria Geral do Município, que, por sua vez, fará o trâmite no MPF.

A limpeza e a demolição dos barracos estão sendo feitos pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). Em seguida, deverá ser executada a segunda etapa do projeto, que compreende a urbanização da área com a construção de equipamentos urbanos que darão sustentabilidade a essas famílias beneficiadas com o projeto, como local para secagem do pescado, bicicletário, oficinas de tecelagem de redes, lanchonete/restaurante, administração, fábrica de gelo, banheiros públicos, museu da pesca, loja de artesanato, além da construção de um mercado para a comercialização do pescado e mariscos e da associação dos pescadores. Todas essas realizações serão destinadas, exclusivamente, aos trabalhadores que atualmente vivem no local e desempenham atividades da pesca.