A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Especial realizou, nesta quinta-feira (31), uma formação para professores de salas regulares do ensino fundamental numa perspectiva inclusiva. A ideia é mostrar as ações do departamento, fundamentadas no princípio da inclusão, objetivando garantir ao educando público o direito à cidadania.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Especial, Andresa Pedrosa, a formação teve como objetivo mostrar, entre outras coisas, as formas de garantir o atendimento à pessoa com deficiência, mediante ações de prevenção e promover a capacitação de recursos humanos em nível de sistema regular e especializado de ensino.

Durante sua apresentação, Andresa mostrou quais os documentos norteadores para as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e explicou o que vem a ser o atendimento educacional especializado. “A organização e a administração do espaço da SRM são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter a formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de educação especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamentos e de especialização”, disse.

Logo em seguida, ela falou de sua experiência profissional em salas de aula com alunos com necessidades especiais e sobre a nota técnica 11/2010, que define as orientações para a institucionalização de oferta do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais implantados nas escolas de ensino regular. “É bom esclarecer que as salas de recursos multifuncionais não são um espaço para reforço escolar nem devem ser usadas para complementação das atividades escolares”, explicou Andresa.

Por fim, a diretora falou da importância de estabelecer ações integradas. “O nosso departamento tem como missão fortalecer as escolas para que, em articulação com a família e comunidade, executem políticas educacionais inclusivas com foco no aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, garantindo-lhe acesso e permanência na construção da cidadania”, concluiu.