Não há outro comentário político em Capela, que não seja a desistência do ex-prefeito Totinha Melo-PTB (filho do saudoso ex-governador Geraldo Melo), de sair candidato este ano na disputa pela prefeitura. Pessoas ligadas a Totinha, afirmam que além de problema de saúde, o candidato perdeu o pique da campanha, por não ter mais esperança de receber tão logo, um grande volume de dinheiro do Grupo João Lyra (Usina Uruba), para quem forneceu cerca de 70% de sua produção de cana de açúcar nesta safra 2011/2012. A dívida, segundo uma fonte, margeia a casa de um milhão de reais; e que até apelo foi feito junto ao senador Fernando Collor- PTB, a fim de que ele pudesse a convencer ao deputado João Lyra a pagá-la, o que foi em vão.
“Não está descartada por completo a retirada da pré-candidatura de Totinha Melo. O grupo está tentando convencê-lo, e ele já nos deu sinal de que é possível mudar de ideia” revelou o ex-vereador Zé Gouveia-PTB de quem hoje faz parte da equipe política do candidato. Lá em Capela, Totinha Melo é tido como o principal opositor do prefeito Adelminho Calheiros –PMDB que vai para a reeleição.
Outro nome que está no páreo da disputa pela prefeitura, é do ex-vereador Duda Moreira (PC do B), que por sinal é primo legítimo de Totinha, isso do lado do Melo, já que em Capela, as famílias Moreira e Melo desde os idos dos anos 60, têm travado uma rivalidade sem igual na busca pelo poder municipal.