A atriz alagoana Ivana Iza iniciou um processo de luta contra os valores exorbitantes que os gestores públicos colocam nas pautas (aluguel) de teatros públicos para artistas locais. Para solicitar maior atenção sobre esse assunto, foi lançado um abaixo-assinado pedindo a diminuição das pautas para artistas da terra em equipamentos públicos.
O abaixo-assinado conta com quase 500 assinaturas e pode ser encontrado no site http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N24658. Os artistas afirmam que a cobrança está entre as maiores do Brasil e é inapropriada para a realidade cultural alagoana.
Na petição, eles declaram ainda que a falta de recursos dos artistas, grupos e produtores culturais locais, ‘fica mais que evidente que tal valor não deve ser cobrado de forma equânime aos que são cobrados para grupos vindos de fora, que em sua maioria são subsidiados por Leis de Incentivo à Cultura e outros apoiadores de renome nacional’.
“É profundamente injusto, a nosso ver, que uma produção local deva competir por pauta com produções globais em teatros de Maceió, sendo inclusive preteridas as manifestações culturais da terra”, consta na petição pública.
Na terça-feira, 05 de junho, os artistas vão se reunir no Palácio Floriano Peixoto, às 19h, no Centro, para debater o assunto.
Circula na internet, um vídeo da atriz Ivana Iza apelando para que os gestores públicos abram os olhos para a questão. No vídeo, a atriz informa que o Diário Oficial do Estado publicou o reajuste da pauta do Centro de Convenções de Maceió. O aluguel do espaço passou de R$ 3.170,00 para R$ 5 mil.
Link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dxc7wbTKVwI&feature=youtu.be