A primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2012 começa oficialmente nesta quinta-feira (31). O lançamento, que será realizado nas dependências da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), estava previsto para acontecer em maio, mas por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi transferida para o período de 1º a 30 de junho.
A mudança na data foi provocada pelo inquérito soroepidemiológico realizado em Alagoas nos meses de maio a agosto. O levantamento vai verificar, por intermédio da coleta de sangue nos animais, a circulação ou não do vírus da aftosa no Estado.
No geral, o Mapa estipulou como meta para Alagoas o exame em aproximadamente 1.800 animais com idades que variam de seis a 24 meses. As propriedades rurais que participam do inquérito epidemiológico foram escolhidas por sorteio realizado pelo próprio Ministério da Agricultura. Foram escolhidas 82 fazendas espalhadas por 78 municípios.
A sorologia será realizada em 20 animais de cada propriedade rural. As amostras recolhidas serão encaminhadas para laboratórios previamente credenciados e selecionados pelo Ministério da Agricultura. O adiamento da primeira etapa da campanha também foi determinado para Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e parte do Pará.