A transferência dos moradores que estão na Vila dos Pescadores, no bairro de Jaraguá, que deveria ser concluída hoje (25), teve que ser adiada. Devido à chuva que cai desde a noite de ontem, a coordenação de transferência da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) resolveu adiar para a próxima semana. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até terça-feira (29).
Segundo o coordenador da transferência da SMCCU, Eugênio Pereira do Nascimento, a decisão foi tomada para evitar futuros prejuízos. “É uma medida preventiva, para evitar acidentes, uma vez que há fios descobertos, muita lama. Além disso, tem a perda dos móveis dos moradores, que com a chuva pode danificar”, afirmou Eugênio, ressaltando ainda que os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira.
Porém, os moradores que permanecem no local, não gostaram da determinação, uma vez que, os serviços de água e energia já foram suspensos. Para a dona de casa Cícera Maria da Silva, a situação está insustentável. “Como iremos passar esses dias sem água e sem energia? Tenho dois três filhos, um deles é muito pequeno, como vamos ficar? Não temos condições de ficar aqui na chuva e sem estrutura”, frisou a dona de casa.
Ainda conforme Eugênio, alguns moradores estão se arriscando e levando os móveis para a nova morada. “Tentamos fazer, mas alguns móveis começaram a ficar danificados. Queremos fazer a transferência para satisfazer a todos. Quem vai querer ficar com móveis danificados? Depois podem culpar a prefeitura pela perda dos móveis”, disse.
Mudança
A transferência dos moradores da favela de Jaraguá começou na segunda-feira (21), quando o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, fez a entrega das novas casas para os moradores no Trapiche da Barra.