Os árbitros poderão fazer exames antidoping no futebol. A informação foi dada por especialistas da Fifa nesta quinta-feira durante o Congresso Médico da entidade, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Presente no evento, o juiz inglês Howard Webb, que apitou a final da última Copa do Mundo, elogiou a ideia.
- Eu não acho que isso seja um problema para nós, pois não estamos competindo. Se isso é algo que a Fifa quer fazer, estamos bem com isso. Se isso serve para mostrar que todos que estão envolvidos no esporte estão totalmente limpos, é assim que tem que ser - disse Webb.
De acordo com o médico chefe da Fifa, Jiri Dvorak, a possibilidade tem sido discutida já que os árbitros também fazem parte do jogo e será estudada no futuro. Presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, Michel D'Hooghe também confirmou a possibilidade.
- O juiz é um atleta no campo, então acho que ele deveria ser submetido às mesmas regras - afirmou.
Outro tema que tem sido abordado pela Fifa em reuniões é a utilização da tecnologia para ajudar o trio de arbitragem em lances duvidosos - principalmente se a bola entrou ou não. Testes já estão sendo feitos e, segundo o presidente Joseph Blatter, a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, será a primeira já com o uso da tecnologia.