Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nesta semana, do encerramento da disciplina de iniciação ao braille, promovido pelo departamento de Educação Especial da Semed. A disciplina faz parte de um curso de formação sobre deficiência visual que os educadores estão participando desde o dia 9 de abril e vai até novembro. A proposta é capacitá-los acerca do conhecimento em deficiência visual, por meio de aulas expositivas e práticas.
O evento foi realizado em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-AL). A formação continuada em deficiência visual tem uma perspectiva inclusiva para professores da rede municipal, e é composta por 13 disciplinas que incluem, entres outros assuntos, a reeducação visual, estimulação precoce, atividades físicas adaptadas, surdocegueira, orientação e mobilidade, bem como produção de material adaptado.
Os cursistas receberam informações e instruções de como utilizar materiais essenciais à aprendizagem dos deficientes visuais como reglete e punção. A formadora e técnica do Departamento de Educação Especial, Keila Fragoso, explica que “os participantes aprenderam durante a formação a utilizar esses instrumentos como recursos didáticos no aprendizado dos deficientes visuais, e isso vai refletir na melhoria do ensino”, destaca.
A técnica ressalta, ainda, a importância de os professores aprimorarem esses conhecimentos, já que lidam diariamente com crianças e jovens com deficiência visual. Ela acentua que tudo isso é refletido na inclusão dos alunos com deficiência visual, de forma que eles tenham participação e desenvoltura nas atividades que forem produzidas durante as aulas.
Na prática, as crianças com essa deficiência, segundo Keila, encontram em salas especializadas como as de recursos, o aprimoramento na leitura e na escrita em braille. “As salas de recursos disponibilizam materiais didáticos com habilidades necessárias adaptadas as atividades desenvolvidas durante as aulas”, afirma ela.
No dia 14, será realizada a 3ª disciplina do curso, que abordará o tema sorobã- uma espécie de aparelho de cálculo utilizado na prática da matemática. O curso está sendo realizado todas as segundas-feiras, no auditório centro formador Paulo Freire, na Semed.