Em reunião da Executiva estadual na noite desta terça-feira (23), os membros do diretório do PSB decidiram, por unanimidade, afastar o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, do partido por tempo indeterminado. O chefe do Executivo foi preso ontem após se apresentar ao Tribunal de Justiça de Alagoas ao lado do seu advogado de defesa, José Fragoso.
De acordo com a presidente do PSB em Alagoas, Kátia Born, o partido tem uma conduta ética ímpar que deve ser seguida por todos os membros. “Assim como muitos integrantes fomos pegos de surpresa com as denúncias. Acreditamos no trabalho do Gecoc e defendo, também, que outras prefeituras sejam investigadas. É importante que as investigações em Rio Largo continuem e os culpados sejam responsabilizados”, destacou Born em entrevista ao Cadaminuto.
Ainda segundo a presidente, as informações obtidas pelo partido são as noticiadas pela imprensa alagoana. “Até ao final das diligências o prefeito estará afastado do partido por tempo indeterminado. Essa foi a decisão que a comissão da Executiva estadual adotou após uma intensa reunião”, pontuou.
O prefeito Toninho Lins está preso na Academia da Polícia Militar no Trapiche da Barra, desde a noite de ontem (22).
Acusação
Toninho Lins teve sua prisão decretada por suspeita de envolvimento em um esquema de venda ilegal de um terreno por um valor 30 vezes menor ao real. A área que valeria R$ 21 milhões foi desapropriada e vendida por apenas R$ 700 mil para a construção de casas para desabrigados das enchentes em 2010.
A Justiça também decretou a prisão preventiva de 10 vereadores de Rio Largo, sete deles foram detidos, mas dois já estão em liberdade.
Informações de bastidores dão conta que outras denúncias investigadas pelo Gecoc irão ganhar publicidade nos próximos dias. E diante disso, outros envolvidos deverão ser presos.
Veja na íntegra a nota enviada pelo PSB
Em atenção aos últimos acontecimentos ocorridos na cidade de Rio Largo que culminaram com as prisões do Prefeito e de todos os vereadores daquele município, a Comissão Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB reuniu-se na noite do dia 22 de maio do corrente ano, e, avaliando a gravidade dos fatos, resolveu, preliminarmente e por unanimidade, tomar as seguintes decisões:
1- Afastamento do Partido, por tempo indeterminado, do prefeito, vereadores e filiados ao PSB;
2- Intervenção no diretório municipal de Rio Largo;
O Partido Socialista Brasileiro reafirma que os gestores públicos e seus militantes devem sempre manter uma conduta responsável e comprometida com a ética e a moralidade. Esses são princípios básicos do PSB, desde sua fundação.
Os dirigentes ressaltaram ainda que a ampla defesa é um direito fundamental, mas no entanto, não hesitará caso os implicados sejam realmente culpados, pois cumprirá o que preceitua o estatuto do Partido.