Os mais de mil associados da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial de Pindorama (Cooperativa Pindorama), a maior unidade agroindustrial do Nordeste, lamentam o falecimento do ex-deputado federal e estadual, e agricultor Nelson S imões Costa.

Nelson Costa foi um dos principais aliados do fundador da Cooperativa Pindorama, o suíço-francês Renné Betholet. Foi graças a sua à paixão pelo campo e a crença na transformação através da reforma agrária, que a maior cooperativa de Alagoas acumula conquistas.

De acordo com Klécio Santos, diretor presidente de Pindorama, Nelson Costa foi o parlamentar que deu sustentação política para Cooperativa Pindorama aprovar o projeto da primeira usina e destilaria com 1160 proprietários.

“Com apoio de Nelson Costa formamos a primeira usina do mundo com mais de mil donos. Na época Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool), Nelson foi um dos grandes responsáveis pela aprovação do projeto da destilaria de álcool da cooperativa. Um defensor do cooperativismo, por isso, toda Pindorama tem uma imensa gratidão”, ressaltou Klécio santos.

As homenagens a Nelson Costa estão espalhadas pela cooperativa. O auditório central leva o nome de um dos maiores parceiros de Pindorama. Em 2003, quando a Cooperativa Pindorama inaugurava sua fábrica de açúcar, outra homenagem foi feita a Nelson Costa. No pátio da usina, como forma de agradecimento e referência, uma placa leva o seu nome.

O corpo do ex-deputado será velado nesta quarta (23), a partir das 10h, na residência da família no município de Coruripe. O sepultamento ocorrerá às 14h no Cemitério Municipal da cidade.