O governador de Alagoas garantiu que a verba estadual de combate à seca será destinada à alimentação e carros-pipas para os municípios do Sertão e Semiárido. Teotonio Vilela atendeu a uma solicitação do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Palmery Neto, que esteve no Palácio, no final da tarde de ontem (21), com o Senador Benedito de Lira para solicitar apoio do governo e ações concretas. A entrega aos prefeitos será feita na próxima sexta-feira (25), em local a ser definido pelo Estado.

Após uma reunião com os prefeitos, Palmery levou ao governador a demanda necessária para atender as mais de 400 mil pessoas que estão sofrendo com o período de estiagem. Foi estimado que cada habitante necessite de 20 litros de água, resultando em 1.041 viagens de carros-pipas por dia para os 35 municípios. “Em alguns municípios o carro-pipa do Exército faz duas viagens, enquanto o da prefeitura faz 10 e ainda não é suficiente”, afirmou o presidente.

O governador assegurou que a verba de dois milhões será aplicada onde o governo federal não atingiu. “Verificamos que a necessidade atual é carro-pipa e água, então vamos aplicar esse recurso o mais rápido possível”, afirmou Teotonio. O Comitê de Combate à Seca, no qual a AMA também faz parte, tem acompanhado de perto o gerenciamento das ações federais com ações de ativação de poços, bolsa estiagem e construção de cisternas.