Uma reunião, agendada para às 17h desta segunda-feira (21), na sede da Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), deve solucionar o impasse surgido na manhã de hoje durante a retirada das famílias da Vila dos Pescadores, no bairro de Jaraguá. O conflito quanto à demolição de alguns barracos foi resolvido parcialmente com a presença do procurador da República Rodrigo Tenório, no local, o que garantiu a continuidade do processo, com tranquilidade. Tenório convocou a líder comunitária Maria Enaura e o representante da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Galvaci Assis, e juntos percorreram os locais de conflito.
De um lado, os moradores alegaram que barracos de moradores que queriam permanecer estavam sendo ameaçados de demolição. Eles improvisaram um aviso nas portas dos supostos barracos que não deveriam ser demolidos, fato que foi rechaçado pelo procurador uma vez que utilizaram indevidamente o nome do Ministério Público Federal (MPF). Por ordem do procurador, os cartazes foram retirados.
Rodrigo Tenório reforçou, ainda no local, que o acordo estabelecido prevê que somente poderá ser demolido o barraco do morador que aceitar espontaneamente a transferência para o conjunto habitacional no Trapiche da Barra, que estava sendo inaugurado no mesmo momento.
De acordo com a SMCCU, alguns barracos foram erguidos “do dia para a noite”, na tentativa de garantir moradia para famílias que não estavam entre as 38 relacionadas pela comunidade e com as quais foi feito o acordo. Segundo o procurador, no entanto, só têm direito a permanecer no local, a população tradicional. Qualquer nova ocupação deve ser desconsiderada e o barraco demolido.
Alguns pontos, no entanto, ainda não foram resolvidos entre os técnicos da prefeitura e a associação de moradores, como o local da sede da associação. O fato deverá ser dirimido ainda hoje após encontro na sede do MPF em Alagoas. Além de promover a reunião entre a associação de moradores e representantes da SMCCU, o procurador Rodrigo Tenório também convidou a Defensoria Pública Federal.