Circula nos bastidores políticos a seguinte informação: um entendimento entre o senador Renan Calheiros (PMDB) e o prefeito de Maceió Cícero Almeida (PP) teria deixado de fora o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB) em uma possível composição para majoritária.
Segundo informes passados a este blogueiro, de pessoa próxima aos três, o vislumbre é de uma chapa envolvendo o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e o peemedebista e secretário de Almeida, Mozart Amaral. Isto levando-se em conta o que defende os advogados de Lessa, ao colocarem que ele está no pleito apesar da recente decisão eleitoral.
Galba não seria mais “o vice”. Será? Bem, em caso de confirmação resta saber se o PRB teria fôlego para uma pré-candidatura que se consolide sozinha. Vale lembrar que dentro desta base de partidos que apoiam a presidenta Dilma Rousseff (PT) em Alagoas ainda existe a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB).
A parlamentar confirma sua presença na disputa e fala do interesse em dialogar com o PT oferecendo a vaga de vice. Um xadrez que deve ser fechado nas próximas semanas. Quantos candidatos sairá da jogada ainda não se sabe. Como diz por aí: há muita água para passar por baixo da ponte.
Às vésperas do período de convenções a situação entre palacianos também não é diferente. Por lá, seguem Givaldo Carimbão (PSB), Rui Palmeira (PSDB) - ambos deputados federais - e o parlamentar estadual Jefferson Morais (Democratas). O PP cita o nome de Marcelo Palmeira, mas este é o mais sujeito a uma composição, evidentemente.
Estou no twitter: @lulavilar