Palhaços Atchim e Espirro retomam carreira promovendo rap infantil

20/05/2012 23:22 - Brasil/Mundo
Por Redação

Sucesso nos anos 80, a dupla de palhaços Atchim e Espirro amargou um hiato de 12 anos na carreira. Na última semana, retomaram os trabalhos em um comercial viral de uma marca de remédios para a gripe. No clipe, o primeiro na trajetória musical dos dois, eles aparecem vestidos com um figurino típico de cantores de rap. A nova música de trabalho e tema da propaganda também dialoga com o universo hip hop.

Após o sucesso na web — em cinco dias o vídeo teve dois milhões de acessos na página do site YouTube — eles confirmam o retorno, e revelam que desejam promover o rap infantil. “A gente fez um rap que deu certo. Queremos manter essa linguagem e regravar os nossos antigos sucessos com uma batida hip hop”, revelam.

Ambos são novatos no universo do rap. Atchim e Espirro dão voz ao single “A volta”, composto por Rincón Sapiência e Fernandinho Beat Box, com arranjos e produção musical de Tejo Damasceno. A falta de intimidade com a vertente, entretanto, não é empecilho para se assumirem, de agora em diante, como palhaços rappers. Antes de gravarem o clipe, ouviram os CDs do Marcelo D2 para entender a batida e incorporar a atitude proposta por tal escola musical.

“Somos atores, e essa é a nossa nova postura. Com ela conseguimos atingir um público mais heterogênio. Muita gente que não gosta de rap adorou o clipe e passou a se identificar com a melodia. Esse retorno é superpositivo e mostra que estamos no caminho certo”, comenta Atchim.

No toca discos de Carlos Alberto de Oliveira, que dá vida ao Espirro, há espaços para canções sertanejas de Tonico e Tinoco, além de modas de viola. Ele ainda se diz fã dos Bee Gees e de Michael Jackson. Atchim, personagem de Eduardo Reis, não manifesta nenhuma preferência musical, mas gosta do pop rock dos Paralamas do Sucesso e Skank. O rap é novidade na trilha sonora dos dois.

“Sempre achamos que era uma vertente politicamente engajada, música de protesto. Agora nossa intenção é mostrar que ele também pode ser alegre, descontraído. Estamos mudando a visão do rap.”

Espera
A reestreia, entretanto, foi o gancho que eles precisavam para ressuscitar a dupla. Carlos ainda manteve durante esses anos o personagem que o consagrou na televisão. Administra um espaço recreativo em shoppings na Zona Norte da capital paulista, onde se apresenta como o palhaço Espirro. Eduardo é dono de uma produtora de eventos e há mais de dez anos não pintava o rosto para interpretar Atchim.

A dupla se separou em 1989, após atritos entre eles.Voltaram em 1998 com um álbum de coletâneas, que rendeu mais dois anos na ativa. Desde então, desejavam retomar a carreira com estrutura de artista e empresário.

“Tínhamos a intenção de voltar a trabalhar juntos, mas precisávamos de uma proposta atraente, diferenciada.Tem muita gente que acha que nós paramos em 2000 por que um de nós morreu", revela Atchim.

Após o sucesso do viral, eles pretendem gravar um novo CD e já começaram a idealizar um formato de shows que atraia o público adolescente. “Não vamos esquecer os pequenos, mas nunca conseguimos conquistar essa garotada de 10 a 13 anos. Agora que deu certo, a proposta é manter.”

Além de discos e shows, a dupla tem o sonho de voltar para a televisão. Querem resgatar a essência do palhaço de circo que cai, rola no chão e toma torta na cara para fazer rir. “Se tivermos propostas, adoraríamos apresentar um programa infantil com um formato diferente, resgatando o lado humorístico do palhaço, não apenas o nosso trabalho de intérprete. O que era feito pelos Trapalhões, e por nós também nos anos 80. Sinto que há uma carência disso", explica Espirro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..