As equipes do Programa de Saúde da Família que atuam na rede de atenção básica em Maceió e mais 54 cidades alagoanas terão à sua disposição, a partir de agora, um novo instrumento para garantir rapidez e qualidade ao atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a assinatura do Termo de Compromisso dos 55 municípios - incluindo a Capital - a Secretaria de Saúde de Maceió lançou, nesta sexta-feira (18), o Núcleo de Telessaúde da Macro I, que possibilitará aos profissionais da área, no Estado, a troca de informações com especialistas e grandes centros formadores de todo o país, por meio de mecanismos de tecnologia da informação, como videoconferências e internet.
“Estamos promovendo a interligação da melhoria da assistência ao processo de educação continuada. Com essa nova estratégia, os profissionais terão a oportunidade de ouvir o que chamamos de uma segunda opinião médica, compartilhando dúvidas e assegurando um diagnóstico mais preciso, com o encaminhamento adequado. Isso mostra o quanto o município está à frente na questão tecnológica, buscando a melhoria da qualidade do atendimento”, afirma o secretário Adeílson Loureiro.
Criado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Telessaúde possibilita, por exemplo, que os profissionais troquem informações sem sair dos seus postos de atendimento, evitando o deslocamento desnecessário do paciente e facilitando seu acesso à assistência de saúde, com mais agilidade e menos tempo de espera. Todo o aparato tecnológico é disponibilizado pelo Ministério, que estabelece como contrapartida dos municípios apenas a conectividade ao Sistema.
Para o Núcleo da Macro I, no entanto, a Coordenação de Informática da SMS também disponibilizou ferramentas tecnológicas para integrar ensino e serviço, como o Moodle (que possibilita a criação de uma sala de aula online), a conferência online, o DotProject (sistema de gerenciamento do projeto) e oSpark (que oferece serviços facilitados de troca de mensagens de texto, conversas por voz, troca de arquivos e outros). A iniciativa conta com a consultoria da diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sônia Moura – que atua como interlocutora do Projeto junto aos municípios – e da coordenadora do Projeto Telessaúde em Alagoas, Maria Lucélia da Hora Sales, que considera a instalação do Núcleo um grande avanço.
“Isso se verifica especialmente do ponto de vista da melhoria e da resolutividade da atenção básica. Além de aproximar as equipes dos grandes centros de pesquisa e referência, garantindo a melhoria da formação dos profissionais e o nivelamento do conhecimento, a iniciativa vai proporcionar a redução de encaminhamentos para a Capital, fortalecendo a capacidade das equipes no atendimento da população em seu próprio município”, reforça Lucélia Hora.
Estiveram representados no lançamento, os municípios de Flexeiras, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Pindoba, Boca da Mata, Chã Preta, União dos Palmares, Jequiá da Praia, Jundiá, Pilar, Murici, Rio Largo, Messias, Santa Luzia do Norte, Viçosa, Igreja Nova, Porto Calvo, Cajueiro, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Mar Vermelho e Paripueira.