PT escolhe representante no Recife em meio a conflito interno

18/05/2012 01:55 - Política
Por Redação

A base do PT no Recife escolhe, neste domingo (20), entre 9h e 17h, quem representará a legenda na eleição para prefeito da cidade. A indicação é disputada pelo atual prefeito, João da Costa, e pelo deputado federal e secretário de Estado licenciado, Maurício Rands.

As quinze zonas eleitorais do município terão 70 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, segundo o secretário-geral do partido, Rosano Carvalho, responsável pela organização. O resultado está previsto para sair uma hora depois do término da votação.

Aliados e adversários esperam escolha do PT para anunciar pré-candidatos. O PSB, por exemplo, chegou chegou a anunciar a candidatura do ministro da Integração, Fernando Bezerra, à prefeitura do Recife. Mas o processo não seguiu em frente. O PSB é o principal aliado do PT.

O PTB promete lançar um pré-candidato após a decisão petista. Os partidos de oposição são: PSDB, PMDB, DEM e PPS. Cada um tem seu pré-candidato que, individualmente, está aguardando o nome do PT ser definido.

Desentendimento no PT
A indicação do candidato por eleição primária mostra que o PT passa por um momento delicado no Recife. Os primeiros sinais de desagregação ficaram claros quando o prefeito João da Costa, que assumiu em 2009, rompeu com o seu antecessor, João Paulo, eleito deputado federal com a maior votação do partido no Congresso Nacional. Então, o nome de Maurício Rands surgiu também para concorrer à representação da candidatura do PT à prefeitura.

Costa tem vantagem por ser o prefeito, ter sua estrutura no partido e conhecer a capilaridade do PT. Ele foi secretário municipal do Orçamento Participativo por mais de cinco anos. Sabe o nome dos delegados e a região de onde eles vêm.

Rands tem a corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB) a seu favor e isso representa sindicatos, líderes sindicais, grupos religiosos, vereadores, deputados e os militantes que seguem suas orientações. A corrente tem a hegemonia do partido no Estado. Ele tem o apoio de diversos líderes do PT, em especial de Humberto Costa e João Paulo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..