A Polícia Rodoviária federal (PRF) apresentou, na manhã desta sexta-feira (18), em Brasília, o Mapeamento 2011-2012 dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras. Em Alagoas, 19 pontos foram detectados e deverão ser monitorados.


A PRF ressalta que há diferença entre pontos confirmados, pontos com indícios e pontos vulneráveis. Os últimos são aquele nos quais os agentes da PRF identificaram características (tais como iluminação, presença de adultos se prostituindo, falta de vigilância privada, aglomeração de veículos em trânsito, consumo de bebidas alcoólicas, entre outras) que apresentam um cenário suscetível ou propenso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA).


A importância de identificar esses pontos vulneráveis reside na possibilidade de usar o cenário para implementar políticas públicas, desenvolver campanhas e projetos de prevenção, além de convocar a rede de proteção para dar os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos desses jovens.