O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, revelou que irá ampliar de dois mil para cinco mil o número de caminhões pipa que estão abastecendo com água os municípios do semi-árido nordestino afetados pela estiagem. A novidade foi divulgada durante audiência com o senador Benedito de Lira (PP-AL) na quinta-feira (17).

Esses caminhões pipas não terão limite de quilometragem e estuda-se que cada município tenha um veículo à disposição. Com essas iniciativas, espera-se que não haja interrupção no fornecimento por falta de recursos.

“As medidas do Governo Federal são de caráter emergencial e imediato para socorrer populações inteiras que sofrem com a seca, não tem um copo d´água para beber, perderam sua roça e estão com dívidas. Estas providências não me impedirão de continuar cobrando ações permanentes que garantam a convivência do sertanejo com a seca”, explicou Benedito de Lira.

Também está em análise uma ajuda de R$ 2.500 para agricultores que perderam suas lavouras com prazo de 10 anos para pagamento e a ampliação da cesta básica.

Ainda durante a audiência, o ministro revelou que está trabalhando em projetos que priorizem a cessão de máquinas e equipamentos para a construção de barreiros e pequenas barragens.

acesse>twitter>@Bsoutomaior