A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) deu continuidade, nesta sexta-feira (18), a uma ação preventiva de limpeza do Canal Dom Adelmo Machado, em Cruz das Almas. Uma equipe do órgão vem realizando o desassoreamento do canal para evitar que ocorram transbordamentos quando voltar a chover forte na capital.
Uma equipe com 35 agentes de limpeza está cuidando da limpeza do canal, de sua margem e das ruas circunvizinhas. A ação começou na última segunda-feira (14) e vai continuar até a conclusão de todo o trabalho programado para o local.
Na avaliação do superintendente da Slum, José Roque da Silva, esta é mais uma ação preventiva do órgão visando deixar os canais da cidade prontos para enfrentar o próximo inverno. “Foi atuando de forma preventiva que conseguimos passar os últimos invernos sem sofrer maiores transtornos. Vamos manter esse ritmo de trabalho nos canais da cidade até que o inverno termine”, disse ele.
Com ajuda de uma máquina retroescavadeira, os agentes da Slum retiram a lama e os entulhos que se acumulam no leito dos canais, enquanto parte da equipe cuida da limpeza da margem, capinando e retirando todo o lixo que se encontra no local, principalmente vidros, materiais plásticos e de metal, que são jogados pela própria população.
Enquanto isso, uma equipe de educação ambiental também atua na orientação das comunidades no entorno dos canais, mostrando os efeitos desse ato de jogar lixo e entulho nesses locais e como é prejudicial à própria comunidade, atrapalhando o fluxo da água, que acaba transbordando e entrando nas casas. Além disso, os educadores conscientizam os moradores sobre a importância da coleta seletiva e dos malefícios provocados pelo acúmulo inadequado do lixo.