SMS mantém ativos até o dia 25 os postos de vacinação contra gripe

17/05/2012 14:24 - Maceió
Por Redação

Para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Imunização (PNI), está mobilizando a população, a fim de atingir a meta de vacinação contra o vírus da gripe. As pessoas devem procurar as unidades de saúde ou os postos fixos, que continuam instalados em locais de grande movimentação, como hipermercados e shoppings da capital, para contribuir na obtenção do objetivo.

Iniciada no dia 5, a campanha tem como meta vacinar – até o dia 25 deste mês – 80% da população de idosos, gestantes, trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a 2 anos de idade, que totalizam um universo de 130.239 pessoas.

“Os profissionais de saúde do município estão empenhados em sensibilizar a população para participar da ação e garantir sua qualidade de vida, alcançando o mesmo sucesso das demais ações de prevenção de saúde em Maceió”, afirmou a coordenadora do PNI no município, Leidyjane Barbosa.

Para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a SMS vai manter suas equipes de imunização até o último dia de campanha, nos postos instalados nos shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió (na entrada do Benedito Bentes) – no horário das 11h às 22h – e nos hipermercados GBarbosa (Praia e Serraria) e Hiper Bompreço da Gruta – no horário das 9h às 21h.

Além de disponibilizar a vacina nas unidades de saúde e nos postos fixos, a Coordenação do PNI em Maceió também vem atendendo a inúmeras solicitações de aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, impossibilitados de se locomoverem até um posto de vacinação. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, no horário das 8h às 14h.

GRIPE – Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..