Segundo o coordenador de Arte e Cultura da Semed, Vitor Rodrigues, as quadrilhas matutas deverão ser compostas exclusivamente por alunos devidamente matriculados na escola da rede municipal, não sendo aceitas inscrições de quadrilhas com componentes de outras escolas.
Este ano o concurso será dividido em dois blocos: Grupo A - composto por alunos das séries iniciais - 1º ao 5º ano - e o Grupo B - composto por alunos das séries finais - do 6º ao 9º ano. Na apresentação, as quadrilhas matutas deverão realizar os seguintes passos obrigatórios: cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, rose-mary, mary-rose, túnel e grande roda.
A avaliação das quadrilhas obedecerá aos seguintes critérios: originalidade, desempenho, marcação, pontualidade e animação, sendo este último o principal critério de avaliação considerado pela mesa julgadora, que será composta por uma comissão de jurados com afinidade com a arte e cultura popular em nosso Estado.
As escolas que obtiverem maiores notas participarão da final, no dia 14 de junho. Os primeiros lugares receberão troféus artesanais e medalhas de acordo com sua classificação – ouro, prata e bronze. O melhor marcador de quadrilha matuta também será contemplado com um troféu especial.
Mais informações sobre o dia e horário das apresentações das escolas inscritas no concurso, poderão ser obtidas na Coordenação de Arte e Cultura da Semed e pelos telefones: 3315 4561 e o 88443762.