A emissão das chamadas certidões de Inteiro Teor (cópia certificada) na Junta Comercial de Alagoas (Juceal) se dá de forma quase instantânea, atualmente. Os atos empresariais que já se encontram digitalizados favorecem essa rapidez.
Antes, a cópia demorava aproximadamente cinco dias úteis para ser entregue ao solicitante, esse prazo chegou a ser reduzido para três dias e, graças à busca pela excelência no atendimento, esse período caiu para até uma hora.
“É muito importante para a Juceal poupar tempo para seus usuários. A emissão das certidões em até uma hora, é uma significativa melhoria de nossos procedimentos, otimizando o atendimento e facilitando a vida dos empreendedores” comemorou o presidente da Junta, José Lages Júnior.
Na Juceal, cerca de quinze certidões desse tipo são expedidas diariamente, e para a realização desse procedimento, o contribuinte deve saber quais são os atos alterados e arquivados que são de seu interesse.
Edvaldo Maiorano, gerente de Arquivo da Juceal, também comemora essa facilidade. “Todo processo que entra na Junta, após sua análise e deferimento, é digitalizado, o que nos auxilia principalmente em casos como a emissão das cópias, pois a busca é feita através do nosso sistema ‘Doc Digital’”, afirmou. O requerimento da certidão de Inteiro Teor deve ser feito presencialmente pelo solicitante, na sede da Junta Comercial.
Inteiro Teor - A certidão de inteiro teor é uma cópia autenticada de atos arquivados, onde o interessado precisa indicar especificamente o(s) ato(s), que deseja ter em mãos.
Essa cópia geralmente é utilizada para realização de alguns procedimentos bancários, como empréstimos, abertura de contas e também pela Receita Federal, quando os atos realizados pela empresa tenham sido extraviados.