Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se reuniram na última quarta-feira (16) com parte do secretariado do Governo do Estado para negociar empréstimos referentes aos projetos de infraestrutura para Alagoas. Entre eles, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, que apresentou o projeto do Polo de Tecnologia, Comunicação e Serviços.
Durante cerca de uma hora, Setton apresentou o projeto arquitetônico do Polo que tem como principal foco estruturar a área de tecnologia e inovação do Estado. O projeto, que será instalado no bairro de Jaraguá, já tem R$ 8 milhões dos R$ 12 milhões necessários para a construção garantidos pelo Banco Mundial (Bird).

“Estamos criando todo o projeto com base no Porto Digital localizado em Recife que, após seu lançamento, só criou mais oportunidades de desenvolvimento em diversas áreas do Estado”, diz Setton.

O secretário também explicou detalhes acerca da Fundação Parque Tecnológico Social de Alagoas, que abriga em sua estrutura o Polo de TIC e o Polo Agroalimentar - que serão implantados nos municípios de Batalha e Arapiraca -, e o Polo da Química, Plástico e Materiais.

Para análise do crédito ficou definida a elaboração, por parte de Secti, de uma carta-consulta com o projeto do Polo para um estudo de viabilidade que levará em média 120 dias para o resultado.

“Analisaremos os principais pontos como um todo, como estrutura física, viabilidade e necessidade real dos projetos para o Estado. Após o estudo, definiremos as alternativas que poderão ser oferecidas ao Governo de Alagoas”, destacou Henrique Lopes, coordenador da missão do BNDES.